O verão é uma das estações que os brasileiros mais gostam no entanto, é uma época delicada e que precisa de muitos cuidados, sobretudo por parte dos idosos. Isso porque, o envelhecimento provoca alterações fisiológicas que comprometem a termorregulação e a saúde das pessoas da terceira idade de uma forma geral.
Nesta fase da vida, a capacidade de se adaptar às altas temperaturas já não é 100%. Pois o número de glândulas sudoríparas é menor, assim como a quantidade de água pelo corpo. Por isso, quem deseja manter a qualidade de vida na terceira idade precisa ter uma atenção especial neste período!
Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais cuidados com a saúde que todo idoso precisa ter no verão. Confira todos eles abaixo:
Priorizar a hidratação
Embora os idosos sintam menos sede que jovens e adultos por conta do processo natural de envelhecimento, não espere ter vontade de beber água para fazê-lo. Assim como a água é fundamental para o bom funcionamento de todos os órgãos, também é responsável pela regulação da temperatura corporal.
Portanto, é imprescindível criar o hábito de beber água constantemente, mesmo que em pequenas quantidades. É recomendado que a ingestão de líquido seja feita em horários combinados, podendo ser alternada com sucos e vitaminas, desde que não sejam ricos em açúcares.
Idosos no verão precisam ter uma alimentação balanceada
Esse é um cuidado que deve ser constante durante o ano todo, não só no verão. No entanto, nesta época em especial, o apetite dos idosos diminui ainda mais, o que pode levar a graves consequências.
Sendo assim, o ideal é aproveitar os alimentos sazonais para criar pratos leves e apetitosos. Abuse das frutas, verduras e legumes, pois além de serem refrescantes, também facilitam a digestão. Outra medida importante é incluir cereais integrais, como arroz e aveia, e evitar o consumo excessivo de café e bebidas alcoólicas.
Usar roupas adequadas
O calor intenso provoca um aumento considerável da transpiração, portanto, é preciso ter atenção com o vestuário. O ideal é apostar em roupas que sejam de tecidos leves, como algodão, malha e linho, pois elas têm uma maior capacidade de absorção do suor.
Além disso, ficar em locais frescos e devidamente ventilados também é uma maneira de evitar problemas, assim como eliminar o desconforto provocado pelas altas temperaturas.
Passar protetor solar
Ao longo de todos os dias do verão, o protetor solar é sempre o nosso melhor amigo. Independentemente da idade, o cuidado com a pele deve ser uma prioridade, mesmo que o tempo de exposição ao sol seja por pouco ou um longo período.
No caso dos idosos, a pele é muito mais sensível. Portanto, sem a utilização do protetor solar, é possível que haja uma inflamação que deixa os órgãos menos irrigados, o que compromete o bom funcionamento do organismo.
Ao aplicar o protetor solar, que deve ter um fator mínimo de 30 FPS, é preciso se atentar se todas as partes do corpo estão protegidas, sobretudo o rosto, braços e pernas.
Ter cautela com os exercícios físicos
Eles são ótimos para o corpo e mente, pois melhoram a qualidade de vida e previnem diversas doenças. Por outro lado, quando praticados no verão, é preciso prudência!
Ao mesmo tempo que o calor intenso exige um maior esforço para realizar toda e qualquer atividade física, também aumenta o risco de um idoso sofrer um infarto, sabia? Então, para evitar eventuais problemas, o ideal é praticar exercícios físicos em horários em que a temperatura esteja mais amena, de preferência antes das 8 horas da manhã ou no fim da tarde.
Além disso, é fundamental consultar um médico para verificar quais atividades são mais adequadas no momento.
Respeite os sinais do seu corpo e aproveite o verão!
Como você pôde notar, os cuidados que todos os idosos precisam ter no verão são indispensáveis, dada a sua sensibilidade e as alterações naturais causadas pelo envelhecimento. Por isso, cuide-se, se previna e aproveite o verão com responsabilidade.