A anemia é uma doença causada pela redução de hemoglobina no sangue. A via mais fácil e prática para evitar o desenvolvimento dessa doença é ter uma alimentação rica em ferro. Pensando nisso, preparamos 5 dicas de alimentos para ajudar no tratamento de anemia.
Antes de te contar quais são os alimentos recomendados, vamos te ajudar a entender melhor essa enfermidade. As hemoglobinas são pigmentos presentes nas células vermelhas, que têm a função de transportar oxigênio por todo o nosso organismo – esse transporte acontece com a circulação do sangue. Caso as hemoglobinas estejam em menor número, essa função terá problemas, ocasionando alguns sintomas que devem ser identificados e tratados.
Muita gente tem propensão a ter anemia, podendo ser crônica e, às vezes, ocorrer apenas pela falta de uma dieta rica em ferro. Ambos os casos devem ser monitorados, por meio de exames, e serem tratados a partir do cuidado com a alimentação.
Cada organismo pode desenvolver diversos tipos de sintomas, diferentes uns dos outros. Entre os mais recorrentes, estão: fadiga e fraqueza, irritabilidade, dores de cabeça, tontura (especialmente ao se levantar), vertigem, zumbido nos ouvidos, desmaios, falta de ar (principalmente ao fazer exercícios físicos), dor no peito, palpitações, sede excessiva, anorexia, diminuição da frequência ou do volume urinário, diminuição da libido e impotência.
Esses são apenas alguns sintomas. Ao serem identificados, é indispensável procurar ajuda médica para evitar a evolução do quadro. A seguir, separamos 5 alimentos que combatem a anemia. Acompanhe!
-
Beterraba
O teor de ferro desta raiz adocicada traz muitos benefícios à saúde, principalmente se for para tratar anemia. A beterraba é bem versátil nas formas de consumo, podendo ser cozida, crua ou consumida em saladas e em sucos.
-
Couve
A couve também é um alimento bem versátil, podendo ser ingerido fresco, cozido ou em sucos. Existem as couves de coloração verde, roxa, branca e vermelha, com folhas lisas ou onduladas. Este alimento contribui na prevenção e no tratamento de anemia, devido ao seu teor de ferro e vitamina C, que ajuda na absorção do ferro proveniente dos vegetais.
Também ajuda na regulação da pressão sanguínea, por ser rica em potássio, mineral que contribui para a eliminação do excesso de sódio do corpo. Além disso, a couve pode ser inserida na dieta sem nenhuma restrição ou contraindicação.
-
Feijão preto
O feijão é um alimento típico do prato brasileiro. Por isso, não é difícil incluir esse alimento no tratamento da anemia. A indicação principal para que o ferro presente no feijão preto seja bem absorvido pelo organismo é que ele seja ingerido acompanhado de algum suco natural de frutas cítricas.
-
Fígado
O fígado, especialmente o bovino, é muito rico. Podemos citar a presença de vitaminas A, B12, B5, B6 e C, folato (ácido fólico), riboflavina, selênio, cobre e zinco. O ácido fólico é o que contribui para o tratamento de anemia, juntamente com a vitamina C, que é o que ajuda o organismo a absorver o ferro presente no alimento ingerido.
-
Espinafre
Esta é uma hortaliça que também contribui para a prevenção e o tratamento de anemia, por conter ácido fólico e antioxidantes. O espinafre também é muito versátil para consumir, podendo ser usado em saladas cruas ou cozidas, sopas, refogados e sucos naturais.
Quer o melhor tratamento para anemia e outras doenças? Clique aqui para saber mais.