Por mais que sejamos cuidadosos, é comum que, em algum momento ou outro, passemos por algum mal-estar e situações incômodas.
Nesse sentido, é muito comum que essas situações ocorram devido a maus hábitos alimentados diariamente. Muitas vezes, esses maus hábitos resultam em problemas de caráter ortopédico, e, como você já deve imaginar, eles são muito comuns.
Continue lendo para conferir 5 dos principais problemas que afetam os brasileiros e como tratá-los:
Problemas de coluna
Antes de mais nada, esses são os mais comuns para todos. Isso ocorre devido a diversos fatores que estão associados aos nossos hábitos. A má postura na hora de se sentar, sapatos inadequados, que apertam nossos pés e dão calos e o excesso de carga pesada nas costas são os grandes responsáveis.
Porém, alguns problemas podem ser congênitos e graves, como é o caso da escoliose, lordose e cifose. Mas esses são achados clínicos fáceis de serem diagnosticados e tratados mesmo na infância, os pais, professores e profissionais da área médica já conseguem dar o acompanhamento adequado ao caso da criança.
Artrose
Essa é a doença reumática mais comum e recorrente nas pessoas acima dos 50 anos. Como é um quadro crônico e multifatorial, ela pode levar à incapacidade funcional progressiva e grave.
Predisposição genética, existência de fraturas prévias e microtraumas de repetição podem desencadear no surgimento do problema. Isso é comum em pessoas obesas e atletas que realizam esportes de alto impacto, principalmente quando não utilizam calçados adequados.
Pé chato
Em primeiro lugar, o pé chato é comum em crianças que ainda não desenvolveram suas articulações por completo. Os pés delas possuem uma gordura que, aos poucos, dá lugar ao arco que nos permite andar adequadamente.
Quando este desenvolvimento não ocorre corretamente, alguns sintomas como fraqueza nos tornozelos e um andar torto são visíveis. O uso das palmilhas ortopédicas é recomendado, pois garante a qualidade do caminhar e a realização de atividades comuns.
Tendinite
Costumam atingir indivíduos que são praticantes assíduos de atividades físicas, que causam muita dor. Ao contrário de outras doenças, a tendinite costuma ocorrer também em pessoas de faixas etárias menores, como pré-adolescentes e adolescentes.
Sobretudo, ela é classificada como uma inflamação dos tendões que ligam os músculos aos ossos e, além da imensa dor, também causa inchaços, vermelhidão e limitação na movimentação.
Bursite
As bursas são pequenas bolsas que estão presentes em todas as grandes articulações do corpo humano. Elas possuem líquido sinovial e tem como função amenizar os impactos entre as estruturas do local.
Todavia, a bursite nada mais é que a inflamação dessas bolsas. Elas ocorrem facilmente em indivíduos que realizam movimentos repetitivos diariamente, o que causa dor, fraqueza muscular e dificuldades na movimentação.
Como identificar problemas ortopédicos
Primordialmente, os problemas ortopédicos se manifestam nos ossos, articulações, tendões e ligamentos. Eles são caracterizados por inchaços, dores, vermelhidão, calor e limitação de movimentos.
Apesar de terem causas distintas, pessoas obesas, de idade mais avançada e atletas costumam sofrer mais de problemas desse parâmetro e possuem mais riscos de desenvolvê-los no decorrer da vida.
Como evitá-los e tratá-los
Uma vez que diagnosticados, o tratamento exige uma mudança nos hábitos de vida da pessoa afetada. O estímulo por uma melhora na alimentação e a prática constante de atividades físicas.
Além disso, os médicos podem receitar remédios analgésicos e anti-inflamatórios e, acima de tudo, o acompanhamento fisioterapêutico podem diminuir os sintomas e as dores, tornando-as quase nulas.
Como você pode perceber, esses problemas podem ser evitados. O hábito de se exercitar e manter uma alimentação adequada podem prevenir estas doenças.
As consultas médicas frequentes também são grandes aliadas na prevenção dos problemas.
Consulte-se com um especialista da Centra Infusão
Sente dores na lombar e nas juntas? Pode ser um sintoma de doenças de origem ortopédica.
Dessa forma, você não deve ignorar esses sintomas! Agende um horário conosco e comece agora mesmo o seu tratamento.