Alguns problemas de saúde aparentemente simples podem ser sinais de que você possui alguma doença neurológica. Por isso, é importante conhecer os 5 sintomas que indicam que você deve consultar um neurologista, evitando o desenvolvimento de condições mais perigosas.
Tanto as ações voluntárias como as involuntárias do organismo são controladas pelo sistema neurológico. A gestão do funcionamento do corpo acontece por esse sistema, incluindo funções básicas (como órgãos) e complexas, desde a capacidade de movimentar seus membros até de falar e raciocinar.
O que um neurologista faz
Médicos com esta especialidade são os que podem diagnosticar e tratar doenças ligadas ao sistema nervoso central e periférico com mais precisão. Esse profissional da saúde não trabalha apenas com neurônios, como o nome pode aparentar.
Desequilíbrios nos mecanismos fisiológicos do corpo e aspectos físicos e químicos do sistema nervoso também fazem parte do que neurologistas avaliam. Ao perceber qualquer sintoma diferente, procure um neurologista. Assim você terá mais chances de tratar o problema com eficácia.
Os 5 principais sintomas que indicam que você deve consultar um neurologista são:
Dor de cabeça
Também chamada cefaleia, a dor de cabeça pode ter inúmeras causas, entre elas problemas neurológicos. Caso você sinta desconforto agudo e contínuo, associado a vômito, ligue o sinal vermelho. Além disso, se a dor piorar com atividades físicas ou causar alterações na visão e convulsões, é muito provável que você precisa consultar um neurologista.
Perda de memória
Ao notar confusão mental ou episódios de perda de memória, fique atento à intensidade e à frequência com que ocorrem. Quanto mais extremas e constantes, maior é a possibilidade de estarem relacionadas a problemas neurológicos.
Uma das doenças mais graves desse tipo é o Alzheimer, que costuma apresentar esses sintomas. Não há cura para esse mal, mas é possível amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, principalmente quando diagnosticado cedo. Em geral, o Alzheimer acomete quem tem mais de 60 anos. No entanto, pacientes precoces podem começar a ter sintomas na faixa de 40 anos de idade.
Dormência e formigamento
Sentir dormência e formigamento nem sempre é sinal de que você tem algo sério. Porém, quando perceber que esses sintomas são frequentes e sem uma razão aparente, procure um médico. Geralmente, isso acontece só em um lado do corpo e outros sintomas podem estar associados, como fala arrastada, vertigem e perda de visão em um dos olhos.
Dificuldade para dormir bem
Um dos sintomas que apontam problemas neurológicos é a dificuldade para dormir bem. Isso abrange desde sono em excesso até insônia e apneia, ou seja, a interrupção da respiração enquanto se dorme.
Fraqueza muscular
Condições neurais também podem ser sinalizadas por meio de fraqueza muscular. Então, se você sente isso com regularidade e ainda tem dificuldade para respirar, mastigar, falar ou engolir, vá até um médico.
Independentemente do sintoma avaliado, lembre-se de citar ao médico o seu histórico familiar de doenças neurológicas. E em todos os casos você pode recorrer primeiro a um clínico geral, que analisará se realmente há necessidade de consultar um neurologista.
Lembre os 5 sintomas que indicam que você deve consultar um neurologista sempre que estiver na dúvida. Para marcar horário com um médico dessa especialidade, entre em contato conosco!