Cuidados para pacientes com câncer durante a Covid-19

  • 11 de maio de 2020
  • blog

Pacientes oncológicos precisam cotidianamente ter alguns cuidados extras com a sua saúde e, neste momento de pandemia, a atenção deve ser ainda maior. Por se tratar de uma doença que compromete o sistema imunológico, o câncer faz com que as pessoas diagnosticadas estejam dentro do grupo de risco da Covid-19.

Ainda não existe uma cura para o novo Coronavírus, então as melhores formas de lutar contra ele é seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A principal forma de prevenção é manter o distanciamento social, que deve ocorrer até que situação no país já esteja melhor.

Isolamento social e outros cuidados

Quando precisar sair, é fundamental o uso de máscara o tempo todo. As saídas só devem ocorrer em situações essenciais, como para comprar mantimentos ou remédios e em idas a médicos e realização de exames, o que costuma ser comum no caso de pacientes com câncer. 

As máscaras devem ser preferencialmente de tecido, como algodão. Assim, é possível reutilizar, evitando desperdício e a compra de máscaras descartáveis, que são mais apropriadas para profissionais da saúde. 

A higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% deve ocorrer com frequência, principalmente após voltar da rua (no caso de saídas realmente necessárias) ou depois de tocar alguém fora de casa.

Ao ir para a rua (quando realmente precisar), lembre-se de manter distância das outras pessoas, evitando contato e não levando as mãos ao rosto em hipótese alguma. Ao chegar em casa, lave sempre as mãos, deixe seus calçados do lado de fora, troque de roupa e lave também todos os objetos e embalagens que usou na rua ou que está trazendo para casa. 

Ao ter que tossir ou espirrar, é mais seguro cobrir o nariz e a boca com o antebraço. Assim, você evita a disseminação das partículas que podem contaminar outras pessoas.  

Cuidados específicos para pacientes com câncer

Independentemente do tipo de câncer, leucemia, linfoma ou mieloma e do tratamento realizado, todos os pacientes devem ter os cuidados. Além disso, há algumas precauções adicionais que precisam ser tomadas por essas pessoas devido à sua condição durante a pandemia. 

Primeiramente, é fundamental seguir as medidas de isolamento social e realmente só sair de casa se estritamente necessário. Ao sair, evitar ambientes fechados, aglomerações e contato físico, inclusive na hora de cumprimentar. Além disso, é indispensável evitar o contato com pessoas que chegam de viagem ou da rua (independentemente se possuem ou não sintomas, já que muitas pessoas são assintomáticos), e higienizar as mãos regularmente. 

Além disso, as visitas hospitalares devem se restringir às visitas necessárias e solicitadas pelo médico responsável pelo tratamento. Por isso, evite ir à emergência por problemas simples, que não possam ser resolvidos com uma ligação ao seu médico, por exemplo. Caso a ida ao hospital seja realmente indispensável, reduza o número de acompanhantes. 

No caso de consultas agendadas, é recomendado entrar em contato com a clínica ou hospital para falar com seu médico e averiguar a possibilidade de adiar. Alguns estabelecimentos estão contatando os pacientes, mas é sempre bom confirmar antes. Se a sua consulta ou tratamento não possam ser adiados, siga as medidas de prevenção e segurança citadas anteriormente. 

Os parentes e pessoas próximas a pacientes com câncer também devem ficar atentos e evitar contato. Isso vale principalmente diante de qualquer sintoma suspeito de gripe ou que possa ser um sinal de Covid-19. Lembre: não é recomendado interromper ou suspender o tratamento de câncer e sempre obedeça as orientações de seu médico! 

Precisa de ajuda?

Você ainda tem alguma dúvida sobre os cuidados que precisa ter para garantir a sua saúde e segurança durante seu tratamento oncológico durante a pandemia? Não hesite em entrar em contato com a Centra Infusão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *