A anemia é uma doença conhecida principalmente por ser caracterizada pela deficiência de ferro no sangue, porém esse é apenas um dos tipos em que é encontrada. Existe uma série de outras deficiências que também podem ser responsáveis por essa condição. Quer saber quais são os principais tipos de anemia?
Essa doença é uma condição na qual as hemoglobinas do sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio pelo organismo, estão em um nível abaixo do normal. Isso pode ser causado pela deficiência de um ou mais nutrientes essenciais. Alguns exemplos desses nutrientes são: ferro, zinco, vitamina B12, B9 e algumas proteínas. Cada uma dessas deficiências caracteriza um dos tipos de anemia.
Tipos de anemia: nutricionais
Anemias nutricionais são aquelas causadas pela deficiência de vitaminas, principalmente ferro, vitamina B12 e ácido fólico.
Deficiência de B12
A anemia causada pela deficiência ou má absorção da vitamina B12 é mais comum em vegetarianos e veganos e pessoas com mais idade. Como sintomas, podemos citar desconfortos gastrointestinais, diarreia ou constipação, queda de cabelo, cansaço, falta de ar, pele amarelada, dificuldade de concentração, irritabilidade e surgimento de feridas na boca. O tratamento consiste na ingestão de alimentos ricos ou suplementos da vitamina.
Deficiência de ácido fólico
Mais comum em grávidas ou lactantes, pessoas com doenças celíacas ou que fazem uso de determinados medicamentos e consumidores em excesso de álcool, esta anemia é causada principalmente pelo baixo consumo ou pela falta do nutriente, encontrado em folhas e frutas cítricas, ou também pela má absorção dele.
Os sintomas são: fadiga, irritabilidade, tonturas, diarreia, confusão, palidez, perda de peso, diminuição do paladar e vermelhidão e dores na língua. Para o tratamento, são necessárias a suplementação e a ingestão do nutriente.
Tipos de anemia: Anemia Ferropriva
Este tipo é o mais comum, causado pela deficiência de ferro. A Anemia Ferropriva afeta principalmente crianças, gestantes, lactantes e mulheres em fase de reprodução. A causa costuma ser a má nutrição ou a perda de sangue em excesso.
Se não tratada adequadamente, essa anemia pode causar problemas como diminuição da produtividade, do aprendizado e da habilidade cognitiva, apatia, dificuldade de crescimento e ganho de peso, podendo levar até a morte.
A melhor forma de combatê-la é justamente por meio da ingestão de ferro, presente nas carnes vermelhas e brancas, em peixes, e em vegetais verde escuros, leguminosas, grãos integrais e nozes e castanhas.
Tipos de anemia: autoimunes
Neste tipo de anemia, o próprio organismo do paciente passa a produzir anticorpos que “atacam” os glóbulos vermelhos. As causas dessa doença ainda não podem ser definidas com exatidão, mas podem estar associadas a casos de câncer, patologias imunes e a processos virais.
A condição pode apresentar sintomas bem parecidos a outros tipos de anemias nutricionais, mas é associada com urina escura, dores musculares, viroses, febre e coriza.
Tipos de anemia: hereditárias
Anemias hereditárias são aquelas transmitidas pelo código genético dos pais e costumam ser identificadas logo no nascimento ou durante a infância. Os exemplos mais comuns são a talassemia e a falciforme.
Em relação aos sintomas, podemos citar alguns dos mais comuns: falta de oxigenação dos tecidos, palidez, infecções, feridas, irritabilidade, fadiga, inchaço nos pés e na barriga e até mesmo problemas no funcionamento dos rins e alterações neurológicas.
Para esses casos, não existe uma cura definida. Os pacientes com esse diagnóstico precisam ter um estilo de vida mais cuidadoso, evitando atividades físicas pesadas e mantendo uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas e carnes. Também pode ser preciso fazer uso de alguns medicamentos e receber transfusões de sangue regularmente.
Tipos de anemia: medula óssea
Imagem: foto representando medula óssea
A medula óssea deixa de produzir as hemácias, plaquetas ou os leucócitos. É um caso considerado pela medicina como raro e bastante grave. As suas causas podem ser tanto desconhecidas quanto estar associadas a quimioterapia ou radiação, exposição à agrotóxicos ou inseticidas ou outras substâncias tóxicas e ao uso de fármacos.
Ela também pode vir acompanhada de doenças como HIV, lúpus, hepatite ou também ter causa hereditária. Entre os sintomas, estão: fadiga, falta de ar, perda de apetite e peso, taquicardia, palidez, febre, infecções, sangramentos anormais e manchas na pele.
Suspeita de anemia? Cuidado!
Como você pode ver, a anemia é uma doença bastante séria e que pode ter diversas causas, sendo necessário buscar um médico e realizar uma série de exames, para ter um diagnóstico preciso e começar um tratamento adequado.
Se você suspeita de alguma deficiência ou de problemas com as suas hemoglobinas, entre em contato agora mesmo com a Centra Infusão para agendar o seu atendimento e tirar todas as suas dúvidas!