A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune que provoca uma inflamação crônica. Apesar de atingir muito mais as mulheres, homens também podem receber o diagnóstico. A AR afeta, principalmente, articulações de mãos, joelhos, punhos e coluna cervical, causando inchaço e vermelhidão. Em alguns casos afetam, também, órgãos internos, como os pulmões e o coração.
Se evoluir muito, pode provocar deformidades, degenerar os ossos e causar alterações nas articulações, afetando os movimentos.
Com o passar dos anos e os estudos realizados, atualmente já se tem o conhecimento de que a AR não afeta apenas as juntas e articulações. Portanto, se não for controlada, ela pode aumentar o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), por conta do entupimento das artérias. Além disso, também pode afetar a saúde dos olhos e pulmões.
Quais são os sinais e/ou sintomas da Artrite Reumatoide?
A princípio, os sinais da Artrite Reumatoide podem ser bem sorrateiros e chegar de forma despercebida pelo corpo. Por alguns sintomas serem comuns a outras enfermidades, às vezes a pessoa não percebe e só nota quando os indicativos se tornam mais fortes.
Os indícios começam, em geral, pelas mãos. Conforme a doença vai evoluindo, outros membros vão sendo acometidos. Portanto, para que não avance tanto é importante estar atento aos sinais. Alguns deles são:
- Inchaço nas juntas;
- Dor muscular;
- Formigamento nas mãos;
- Dificuldade de movimentação dos dedos ou de algum membro;
- Rigidez nas articulações, especialmente pela manhã.
- Mal-estar;
- Diminuição do apetite;
- Cansaço;
- Febre baixa;
Como é diagnosticado?
Para obter o diagnóstico de Artrite Reumatoide leva-se em conta um conjunto de fatores, por exemplo: sintomas, exames laboratoriais e de imagem. Além disso, o Colégio Americano de Reumatologia (CAR) estabeleceu critérios que auxiliam os médicos e os ajudam a ter um norte para um diagnóstico preciso e concreto.
Os critérios estipulados pelo Colégio Americano de Reumatologia são:
- Rigidez matinal nas articulações, que dura muito tempo;
- Artrite de três ou mais áreas simultaneamente com sinais de inflamação;
- Artrite de circulação nas mãos e nos punhos, com edema aparente;
- Inflamação (artrite) simétrica;
- Nódulos subcutâneos (reumatoides);
- Fator Reumatoide (FR) sérico positivo na análise realizada no sangue;
- Alterações típicas de Artrite Reumatoide nas radiografias (em especial nas das mãos e punhos).
Lembrando que esses critérios são mais usados em pessoas que já têm o quadro de Artrite Reumatoide mais avançado, já que no começo da doença esses sintomas podem não estar tão evidentes assim.
Tratamento para Artrite Reumatoide (AR)
Como já se sabe, a AR não tem cura. No entanto, há tratamentos para proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente. Grande parte dessas intervenções são voltadas para a diminuição das dores, dos processos inflamatórios e para prevenir a forma mais severa da doença, isto é, a prevenção das deformidades.
Um dos tratamentos para a Artrite Reumatoide é o medicamentoso. Ele é bem variável, pois levará em consideração o estágio da doença e sua gravidade, se é inicial, intermediário ou se já está na fase severa. Sua base são os anti-inflamatórios, analgésicos, drogas imunossupressoras, como a metotrexato e a ciclosporina, além dos corticoides.
A medicação pode ser alterada conforme a melhora do paciente ou a mudança do seu caso. Além disso, também existe o tratamento não medicamentoso, que inclui exercícios físicos controlados, fisioterapia e um dos maiores aliados: a boa alimentação.
Conte com a ajuda da alimentação!
Há alimentos que podem ajudar a aliviar dores provocadas pela doença, como: semente de linhaça; nozes; abobrinha; couve; lentilhas; bananas; pimentão. Além desses, você também pode incluir na alimentação:
- Peixes: o ômega-3 presente nos peixes ajuda a regular o sistema imunológico, apresentando ação anti-inflamatória.
- Frutas vermelhas: a antocianina presente nesse tipo de fruta possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- Verduras escuras: verduras desse tipo, como o brócolis, por exemplo, combatem o desenvolvimento da artrite, ajudando a reduzir a inflamação.
- Abacate: apresenta grande concentração de luteína, substância que combate os radicais livres que, quando se apresentam em excesso, podem contribuir para o surgimento da AR.
- Azeite: pode ajudar no alívio das dores por conta da presença das gorduras monoinsaturadas.
São alimentos de fácil acesso, que ajudam a manter uma alimentação saudável e ainda contribuem para conter as dores e o avanço da Artrite Reumatoide, já que muitos são anti-inflamatórios, ricos em vitamina K e vitamina C.
Além disso, é preciso evitar o consumo de alguns alimentos, como aqueles ricos em sal, açúcar, gordura saturada e ainda as bebidas alcóolicas. Seguindo essas dicas, os alimentos poderão te ajudar, e muito, a aliviar as dores da AR.
Caso precise de ajuda para o diagnóstico ou tratamento, conte com a Centra Infusão e entre em contato.