Outubro é um mês muito importante para a saúde mundial. É durante o décimo mês do ano que acontece uma ação conhecida como Outubro Rosa, que tem como principal objetivo divulgar e incentivar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante os 31 dias do mês, várias instituições, empresas e ONG ‘s abordam o tema com a intenção de incentivar as mulheres a se conscientizarem sobre o assunto. Afinal, o diagnóstico precoce salva muitas vidas!
Como surgiu o Outubro Rosa? Qual é a sua relevância?
O Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com o intuito de incentivar o diagnóstico precoce de câncer de mama. O laço rosa tornou-se o símbolo da campanha após a primeira corrida pela cura, que aconteceu em Nova Iorque, em 1970, pela Fundação Susan G. Komen of the Cure.
Já no Brasil, a campanha demorou para chegar e seus primeiros sinais só vieram aparecer em meados dos anos 2000, quando uma luz rosa iluminou o obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. No entanto, só em 2008 a ação ganhou força e começou a ser difundida para os outros estados brasileiros, trazendo campanhas de conscientização, propagando informações, incentivando ações, promovendo corridas e locais para a realização de exames.
Esse processo de difundir cada vez mais a campanha, fez com que a sociedade soubesse da importância do autoexame e da análise do histórico familiar. Afinal, os dados do câncer de mama a nível mundial e no Brasil são alarmantes.
Com a intensificação da campanha e da propagação da acessibilidade na realização dos exames, a tendência é que cada vez mais os números diminuam, especialmente os índices de mortes pela doença. Visto que o diagnóstico precoce permite que a paciente tenha mais chances de cura.
Saiba mais sobre o câncer de mama
O câncer de mama é um dos três tipos de câncer mais comuns no Brasil e no mundo. No entanto, quase sempre há um diagnóstico tardio, o que dificulta demais as chances de uma melhor recuperação.
Para mudar essa realidade, a campanha está cada vez mais intensa, especialmente para a realização do autoexame. Portanto, ao notar alguma irregularidade nas mamas o indicado é consultar um médico para fazer os exames complementares (mamografia, ultrassom e etc).
Esse alerta de exames rotineiros é mais intenso para quem tem casos na família de câncer de mama, já que a tendência em apresentar problemas mamários se torna maior. Porém, todos devem permanecer atentos aos sinais, como: inchaço na mama, nódulo endurecido, dor na mama, inversão do mamilo e etc.
A importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce pode trazer a chance de uma vida longa e saudável. Receber a notícia de que se tem câncer de mama não é uma sentença de morte. No entanto, é preciso realizar o tratamento o mais rápido possível, para que as células cancerígenas sejam eliminadas do corpo e a pessoa volte a viver tranquilamente.
Apoie esta causa!
O Outubro Rosa é uma campanha que merece o apoio de todos. Isso porque cada pessoa alcançada pode significar uma vida salva. A informação e o acesso à saúde salvam vidas. A Centra Infusão apoia essa causa. Apoie você também!