O processo de digestão no corpo adulto e saudável acontece entre 24 e 72 horas. A variação de tempo ocorre de acordo com as características dos alimentos que você ingeriu, bem como o tamanho da refeição.
O ciclo digestivo começa pela própria boca, onde as enzimas digestivas encontradas na saliva começam a degradar certas moléculas. Então, os alimentos seguem pelo esôfago, chegam no estômago – onde ocorre a quebra de proteínas – e, em seguida, vão para o intestino, sofrendo a ação dos chamados “sucos digestivos”.
Contudo, às vezes acontece de algo não “cair” bem. A barriga estufa, você fica desconfortável e com a sensação que seu corpo pesa 10x mais do que o normal. Em seguida, azia, queimação. Pronto! Essa é a famosa má digestão.
Neste momento, muitas pessoas recorrem aos chás de boldo e macela em busca de aliviar os sintomas. Inclusive, tomam até antiácidos! Apesar de ser bastante comum a prática, na na maioria das vezes, elas são ineficazes. Por isso, o ideal é manter o equilíbrio na alimentação e optar por determinados alimentos que contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo, com estes a seguir:
Frutas vermelhas
Amoras, morangos, cerejas e todas as demais frutas vermelhas são ricas em antioxidantes. Com isso, elas ajudam a manter a saúde das células e ainda protegem o corpo contra o surgimento de câncer de fígado e intestino. Além disso, elas têm uma forte ação anti-inflamatória!
Mamão
Este é o verdadeiro guardião do aparelho digestivo! O bom e velho mamão é rico em vitaminas e minerais, pois possui a papaína, enzima responsável pela digestão de alimentos pesados, como é o caso das carnes. Por isso, tente incluir na sua rotina alimentar pelo menos uma fatia por dia. Este é o grande segredo para eliminar a má digestão!
Abacaxi
Já deu uma olhadinha nos buffets das churrascarias? O abacaxi sempre está lá! E isso não é à toa, pois essa fruta apresenta uma enzima digestiva natural que atua diretamente no estômago. Pois além de facilitar a digestão, ela também auxilia na quebra de nutrientes, como proteínas e gorduras, gerando uma melhor absorção e metabolização dos alimentos. Com ele, você saboreia o churrasco de domingo sem peso na consciência!
Alimentos ricos em fibras
Além das frutas, há também os grupos de alimentos ricos em fibras. Eles são classificados em duas categorias: solúveis, que absorvem a água e ajudam no volume das fezes, e as insolúveis, que auxiliam os movimentos do aparelho digestivo.
Para manter o equilíbrio, é preciso consumir fibras de diferentes fontes, que são encontradas em alimentos como:
- Legumes e vegetais
- Arroz integral
- Pão integral
- Feijão
- Aveia
- Nozes
Gorduras saudáveis
Pensou que as gorduras só fazem mal para a saúde? Algumas delas sim, mas outras, não. Inclusive, as chamadas “saudáveis” quando consumidas em quantidades suficientes, ajudam a combater a má digestão.
Por isso, mantenha uma alimentação balanceada e rica em ácidos graxos, como o ômega-3, que pode ser encontrado na linhaça, sementes de chia, nozes e peixes como salmão, sardinha e cavala.
Dica extra: saiba apreciar as refeições!
Apesar de destacarmos os principais alimentos que auxiliam na digestão, é fundamental que você adote bons hábitos na hora das refeições. Até porque, eles promovem o bem-estar e melhoram a relação que temos com a comida.
Na hora de comer, busque mastigar bem os alimentos para melhorar a absorção dos nutrientes e facilitar o trabalho do intestino. Nada de engolir a comida sem nem apreciar o sabor!
Agora que você já conhece quais alimentos ajudam na digestão, adapte seu cardápio alimentar e mantenha seu corpo sempre leve e saudável.
Leia também: Menopausa: O Que Muda No Corpo?