Diante de uma doença nova como a Covid-19, é natural suspeitar toda vez que você espirra, tosse ou sente algum desconforto na garganta. Mas você sabia que nem sempre esses sintomas indicam uma possível contaminação? Por isso, é importante saber diferenciar o novo Coronavírus de gripe, resfriado e alergias.
Para te ajudar a não entrar em um pânico desnecessário, vamos explicar as principais diferenças entre essas doenças. Confira:
Alergias
Milhares de brasileiros sofrem de alergias sazonais a cada ano. Elas ocorrem quando o sistema imunológico identifica erroneamente os alérgenos inofensivos como substâncias estranhas invasoras e tenta combatê-las.
Se você tende a ter resfriados que aparecem repentinamente em uma determinada época, é possível que você tenha alergias sazonais, como a rinite alérgica. Embora elas possam apresentar alguns sintomas parecidos com a Covid-19, ambas são muito diferentes.
Os sintomas de uma alergia podem incluir:
- Espirros;
- Tosse;
- Coriza ou congestão nasal;
- Olhos lacrimejantes.
O que diferencia as alergias da Covid-19 é que você não terá dores no corpo ou febre se estiver com alergias, sintomas comuns em pessoas infectadas pelo novo Coronavírus.
Resfriado
Os resfriados comuns são causados por vírus e seus sintomas são mais leves que os da gripe, podendo durar de 3 a 10 dias, embora alguns possam durar até duas semanas. Esse é um tipo de doença que pode preocupar as pessoas nesse tempo de Coronavírus, já que os sintomas podem se assemelhar a alguns casos leves de Covid-19. No entanto, existem algumas diferenças que podem diminuir a confusão.
Os sintomas de resfriados incluem:
- Espirros;
- Tosse leve (geralmente com muco);
- Dor de garganta;
- Coriza (geralmente muco mais espesso) ou congestão nasal;
- Dores no corpo.
Uma maneira de saber se você tem resfriado ou Covid-19 é prestar atenção se está com febre, que é uma das reações que pode aparecer em quem tem o novo Coronavírus, mas raramente ocorre em quem está resfriado. Além disso, um resfriado deve melhorar em um período de uma semana a 10 dias, de forma gradativa.
Gripe
A gripe é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório: nariz, garganta e pulmões. Ainda que os sintomas da Covid-19 e da gripe sejam semelhantes, elas são causadas por vírus diferentes. Os sintomas mais característicos da gripe são:
- Febre alta;
- Tosse;
- Secreção nasal;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares.
Uma maneira de saber se você tem gripe ou Covid-19 é prestar atenção se você apresenta perda de olfato ou paladar e falta de ar, que são reações que podem aparecer em quem está com o novo Coronavírus, mas raramente ocorre em quem está com gripe.
Covid-19
Os Coronavírus são uma família de vírus que podem causar doenças como o resfriado comum, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O novo Coronavírus é conhecido como Coronavírus 2 da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2).
Os sintomas da infecção pela Covid-19 tendem a aparecer de 2 a 14 dias após a exposição da pessoa ao agente infeccioso e incluem:
- Febre alta;
- Tosse seca persistente;
- Dificuldade para respirar;
- Dores no corpo;
- Perda de olfato e paladar;
- Diarreia.
A gravidade dos sintomas da Covid -19 pode variar de muito leve a grave. Pessoas mais idosas ou com condições médicas existentes, como doenças cardíacas e diabetes, estão no grupo de risco, mas todos estão suscetíveis a desenvolver a doença e até a morrer. Portanto, é indispensável tomar as medidas de proteção, desde higienização correta das mãos e objetos até o uso de máscara casa seja necessário ter contato com outras pessoas, principalmente se for preciso sair de casa, e o distanciamento social, que deve ser estimulado, afinal, ainda não há uma vacina comprovadamente eficaz.
Se ainda tiver dúvidas, conte com a Centra Infusão para te ajudar. Estamos adotando todas as medidas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar de nossos pacientes e profissionais. Entre em contato conosco e agende a sua consulta.