Como reconhecer os sintomas de anemia

  • 11 de dezembro de 2019
  • blog

Praticamente todo mundo no Brasil conhece alguém que já teve anemia. Essa doença nada mais é do que uma quantidade baixa de hemoglobina do sangue. Essa proteína é constituída por hemácias ou glóbulos vermelhos. Por isso, níveis insuficientes de hemoglobina levam a uma redução na capacidade de transportar oxigênio.

Seu avanço pode ser o indício de que algo não está funcionando direito no seu corpo. Portanto, a condição pode apontar para doenças mais perigosas. Sendo assim, fique atento às nossas dicas de como reconhecer os sintomas de anemia, que afeta qualquer pessoa, especialmente crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando.

Principais sintomas de anemia

Como muitos dos sintomas de anemia não são exclusivos dessa doença, é fundamental procurar um médico para ter o diagnóstico preciso por meio de exames como hemogramas.

Veja quais sintomas podem indicar esta condição:

  1. Presença de sangue nas fezes.
  2. Fadiga.
  3. Perda de peso.
  4. Olhos amarelados.
  5. Tonturas.
  6. Falta de apetite.
  7. Apatia.
  8. Palidez.
  9. Gengivas esbranquiçadas.
  10. Mãos e pés frios.
  11. Dificuldade de concentração.
  12. Dor de cabeça.
  13. Irritabilidade.
  14. Queda de cabelo.
  15. Enfraquecimento das unhas.

Quais são os principais tipos de anemia

Esta condição pode ser classificada das seguintes formas:

  1. Anemia aguda

Ocorre quando se perde uma quantidade grande de sangue. É comum quando há acidentes e cirurgias.

  1. Anemia crônica

Este tipo é provocado por doenças hereditárias ou adquiridas, incluindo aquelas que são decorrentes da deficiência de nutrientes. No caso de gestantes, a anemia crônica acontece por causa da carência de ferro no organismo ou pela falta de ácido fólico.

  1. Anemia pela ausência da produção de glóbulos vermelhos

Ela ocorre quando a pessoa não tem a quantidade necessária de nutrientes como o ferro. Portanto, é a mais comum. Também acontece quando a produção da medula óssea é interrompida e a de eritropoietina é escassa.

  1. Anemia aplástica

Este tipo é raro e pode levar à morte. Isso ocorre porque a medula óssea é atacada por mecanismos distintos que impedem a fabricação da quantidade ideal de glóbulos vermelhos e de células sanguíneas que o corpo precisa.

  1. Anemia hemolítica

Ocorre quando seus glóbulos vermelhos são desfeitos antes do momento adequado. Por estar associada à escassez de nutrientes presentes em carnes, ovos e leites, a anemia hemolítica pode afetar veganos sem uma dieta balanceada.

  1. Anemia falciforme

Sua transmissão é feita de pai para filho, graças a mudanças nos glóbulos vermelhos. Por ficarem com membranas alteradas, acabam se rompendo com facilidade, o que gera a condição.

Alimentos que ajudam a combater a anemia

A ausência de ferro no organismo é um dos principais fatores que gera anemia. Além disso, a carência de nutrientes como zinco, vitamina B12 e proteínas também influencia o seu desenvolvimento.

Além de seguir as recomendações médicas para tratar anemia, é possível melhorar seu estado a partir do consumo de alimentos importantes para o tratamento. É o caso de comidas ricas em ferro, como feijão, beterraba e carnes vermelhas.

Ficou com alguma dúvida sobre como reconhecer os sintomas de anemia? Então entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?