Como saber se é gastrite?

  • 30 de outubro de 2019
  • blog

Gastrite é o nome dado para a inflamação da mucosa responsável por revestir as paredes internas do estômago, causando uma série de incômodos. Ela pode ser confundida com alguns outros problemas de saúde. Por isso, é importante conhecer os sintomas da gastrite para conseguir iniciar o tratamento correto.

Essa inflamação da mucosa pode acontecer de forma aguda e repentina ou crônica e gradual. Também pode aparecer em parte ou em toda a mucosa intestinal. Em casos mais graves, a gastrite pode vir acompanhada de lesões, chamada de gastrite erosiva, e causar úlceras e sangramentos. A gastrite não erosiva é geralmente causada por uma infecção de Helicobacter pylori.

Quais são as causas?

Existem diversos fatores que podem causar e contribuir para o surgimento da gastrite. As mais comuns são:

  • Uso prolongado de alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios;
  • Uso em excesso de bebidas alcoólicas ;
  • Tabagismo;
  • Infecção pela Helicobacter pylori;
  • Consumo em excesso de substâncias erosivas, como café e refrigerante, por exemplo;
  • Ingestão de alimentos contaminados;
  • Perda de peso.

Ela também pode surgir em sua forma autoimune, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos que agridem as células gástricas. Além disso, algumas pessoas podem ter uma predisposição genética ao desenvolvimento da doença.

Gastrite e ansiedade

Muitas pessoas acreditam que o nervosismo e a ansiedade podem acabar causando a gastrite. Porém, isso não acontece, não de maneira direta.

Na realidade, as situações de tensão podem acabar influenciando na produção de alguns hormônios, como o cortisol e a adrenalina, que geram um aumento de ácido no estômago. Consequentemente, isso pode acabar levando à gastrite ou a sintomas similares.

Mas quais os sintomas da doença?

Muitas vezes a gastrite se apresenta de maneira assintomática, ou seja, os pacientes acabam não percebendo a presença da doença.

Porém, quando aparecem, os principais sintomas são a dor epigástrica, a famosa dor “na boca do estômago”, que pode se irradiar para outros locais. Em conjunto também acontece a azia e queimação, principalmente, depois de refeições gordurosas. Náuseas, vômitos e perda de apetite também são alguns sintomas.

Em casos mais graves, frequentemente de úlceras, também podem aparecer sangue nas fezes ou nos vômitos.

Como saber se o que eu tenho é gastrite?

Se você está sofrendo com alguns dos sintomas e acredita que está com gastrite, é preciso procurar um médico especialista em gastrologia para confirmar ou não as suas suspeitas.

O médico irá te encaminhar para realizar um exame de endoscopia e, se for o caso, também poderá ser necessário realizar uma biópsia da mucosa estomacal.

Lembre-se de procurar um médico de confiança logo quando os sintomas persistirem, evitando que o problema se agrave e que aconteça a formação de úlceras.

Gastrite: quais os tratamentos

Depois de confirmada a presença da gastrite, é necessário começar o tratamento para aliviar os sintomas e evitar que a doença se agrave.

Quando existe a presença da bactéria Helicobacter pylori, ela deverá ser tratada em conjunto com a gastrite. Geralmente, por via medicamentosa oral, como antibióticos e antiácidos.

Além disso, para que o tratamento contra a gastrite seja realmente eficaz, é preciso mudar alguns hábitos. Respeitar o horário das refeições, evitando passar muitas horas sem comer e fazendo pequenas refeições com frequência.

É indicado também se atentar aos alimentos que está consumindo, evitando comidas e bebidas ácidas, inclusive as frutas ácidas. Dê preferência para comidas saudáveis, tais como verduras e carnes magras.

Evite também alimentos apimentados e industrializados, doces, refrigerantes, bebidas alcóolicas e café.

 

Lembre-se sempre de que para saber se o que você tem é ou não gastrite é preciso procurar um médico gastroenterologista e realizar os exames solicitados. A automedicação nunca é uma solução e pode até mesmo acabar te prejudicando ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?