Ter uma pele bonita e saudável é sempre uma tendência a ser seguida, não importa a época do ano. Porém, algumas condições adversas podem atrapalhar esse objetivo na vida de muitas pessoas. Entre os casos menos graves de doenças de pele, a dermatite é a grande causadora das queixas na maioria das vezes. Mas como nem todo mundo conhece os tipos de dermatite, nós vamos contar para você.
Também conhecida como eczema, a dermatite é uma forma de reação inflamatória na pele, podendo ser provocada por diversos fatores. Geralmente, a doença causa vermelhidão e coceira na região afetada. Apesar de incômodo, o problema não oferece riscos a outras pessoas, por não ser uma enfermidade contagiosa.
Saiba quais são os tipos de dermatite
-
Dermatite atópica
Este é o tipo mais comum da doença. Em geral, vem acompanhado de crises de asma ou rinite alérgica. A pele apresenta erupções avermelhadas em formato de crostas, principalmente nas dobras dos braços e joelhos.
Trata-se de uma das formas crônicas da doença e suas causas são múltiplas, podendo estar ligados a fatores genéticos, imunológicos ou ambientais. Seu tratamento é realizado por meio do uso de corticoides e imunomoduladores tópicos, além de hidratação intensiva do local afetado.
-
Dermatite de contato
A dermatite de contato está relacionada ao contato da pele com um agente externo, que causa uma reação inflamatória a partir de alergia. Seus sintomas mais comuns são: irritação, descamação, vermelhidão e coceira. Entre as partes mais atingidas, a principal é as mãos.
É comum que essa reação ocorra a partir do contato com detergentes, bijuterias ou produtos de limpeza mais pesados. O tratamento é realizado com o afastamento do agente causador, com a ajuda de luvas e máscaras, por exemplo.
-
Dermatite de estase
A dermatite de estase é o resultado de um processo inflamatório nas pernas, por conta da estagnação do sangue e outros líquidos. No geral, essa variação ocorre em pessoas que apresentam insuficiência venosa crônica, como varizes e edemas.
Apesar do diagnóstico, o paciente não sente dores, apenas coceira, vermelhidão e inchaço nos membros inferiores. Entretanto, em casos mais graves, pode ocorrer o aparecimento de úlceras, que são bastante dolorosas.
-
Dermatite esfoliativa
A dermatite esfoliativa ou eritrodermia é um dos tipos mais graves da doença, pois se trata de uma inflamação severa, que afeta toda a superfície da pele. Seus sintomas são vermelhidão, rachaduras e descamação intensa da pele.
Sua causa está atrelada a problemas cutâneos preexistentes, reações a medicamentos ou câncer. Diante da doença, grande parte dos casos precisa de internação imediata, pois suas complicações podem ser fatais.
-
Dermatite numular
Esta variação é mais comum em pessoas mais velhas e é caracterizada por uma inflamação cutânea que causa manchas vermelhas em forma de moeda na pele. Além delas, é possível identificar pequenas bolhas, crostas e escamas.
Suas principais causas estão atreladas ao intenso ressecamento da pele. Por essa razão, as inflamações surgem em maior frequência durante períodos frios, quando há o aumento de banhos quentes por parte dos pacientes.
-
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é uma doença crônica bastante frequente, encontrando-se majoritariamente em regiões de maior concentração de glândulas sebáceas, como o rosto e couro cabeludo. Sendo assim, os jovens são os mais afetados com esse tipo de eczema, principalmente os homens.
Suas causas não são bem definidas, mas há maior incidência da doença diante de calor, alimentação rica em carboidratos, condimentos e gorduras. O tratamento pode incluir desde sabonetes e xampus específicos até a prescrição de corticoides. Entretanto, em todos os casos, a mudança de hábitos é essencial!
Caso note alguns desses sintomas, entre em contato com a Centra Infusão. Estamos há 15 anos no mercado, oferecendo diagnósticos precisos e atendimento personalizado.