A pandemia da Covid-19 gerou uma grande mudança nos hábitos de todos nós. Os portadores de doenças raras devem ter atenção em algumas questões específicas durante a pandemia do novo Coronavírus, além das recomendações básicas, já que eles têm maiores chances de desenvolver as formas mais graves da doença, caso adoeçam.
A primeira orientação é, em hipótese alguma, abandonar o tratamento por conta própria. Existe o receio justificável de sair de casa e ir até um ambiente como uma clínica ou consultório médico. Porém, os procedimentos do tratamento só podem ser deixados de lado, ainda que apenas por um período, por expressa recomendação do profissional de saúde que acompanha o paciente. Lembre-se de que o tratamento pode ser indispensável para a saúde do paciente e para a manutenção de sua qualidade de vida.
Se possível, alternativas devem ser consideradas, mas sempre consultando o profissional de saúde. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de realização de consultas on-line ou outra medida necessária para minimizar os riscos, como horários alternativos, por exemplo.
Caso seja realmente indispensável sair de casa, é muito importante seguir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Aqui vale ressaltar que as recomendações a serem seguidas pelos portadores de enfermidades raras são as mesmas que as demais pessoas devem seguir.
Orientações da OMS
- Use máscara: este item é eficiente para a prevenção, já que forma uma barreira física contra as gotículas que permanecem no ar, e que podem ser fontes de contaminação. Uma máscara de tecido, reutilizável, já é o bastante caso você tenha que sair ou esteja em contato com outras pessoas.
- Higienização das mãos: é possível levar um frasco pequeno de álcool em geral 70% caso tenha que sair. Higienize as mãos com frequência e use guardanapos ao tocar em superfícies, como ao abrir portas, apertar botões de elevadores, etc. E sempre faça a higienização ao voltar ou ao entrar em contato com pessoas e objetos que estavam fora da sua casa.
- Distanciamento social: evite aglomerações e conversas na rua e em outros estabelecimentos, se tiver que sair. Lembre que o principal jeito de se prevenir ainda é mantendo o maior distanciamento social possível.
- Evite usar dinheiro: caso seja necessário, higienize as mãos imediatamente após o uso.
- Atenção às roupas: isso vale principalmente no calor. Prefira tecidos leves e cores claras, e leve uma garrafa de água, para evitar desidratação.
- Sem toques no rosto e cuidados com pertences: evite ao máximo tocar no rosto, principalmente fora de casa. Ao chegar em casa, não toque em nada antes de higienizar as mãos e o corpo. Você deve tomar um banho e isolar em um saco plástico bem amarrado a roupa que estava usando ou já colocar para lavar. Higienize seus pertences, como celular, bolsa, chave, óculos etc. Você pode utilizar água e sabão ou álcool em gel. Isso também vale para quem utiliza cadeira de rodas, muletas, andador, etc.
Outros cuidados importantes
Não só os portadores de doenças raras devem tomar as precauções acima, mas também seus cuidadores. Caso você seja cuidador de alguém com essas condições, você também deve manter todas as medidas de higiene e de distanciamento social.
Se você está apresentando tosse e outros sintomas de gripe, deve evitar contato físico com o paciente, não compartilhando objetos pessoais e lavando a roupa de cama separadamente. Além disso, é importante dormir em cômodos separados e manter os demais cuidados com a limpeza da casa: superfícies como interruptores e puxadores devem ser higienizadas todos os dias, por exemplo.
É importante também manter os ambientes sempre ventilados e com luz do sol, caso seja possível. Além de todas essas medidas, é muito importante conversar com seu médico. O profissional de saúde irá orientá-lo para a adoção de outras medidas, se for necessário.
Neste período de isolamento social, é fundamental que os portadores de doenças raras cuidem ainda mais de sua saúde. Por isso, ingerir muita água e alimentos naturais e manter o estresse sob controle são medidas essenciais. Para garantir o bem-estar emocional dos pacientes e seus cuidadores, é preciso também cuidar da saúde mental de todos. Se você ou alguém da sua família estiver se sentindo muito ansioso, confuso, triste ou com alguma dificuldade para dormir, tente procurar ajuda profissional.
Aqui na Centra Infusão, nós continuamos à sua disposição para marcar consultas e tirar suas dúvidas. Estamos adotando todas as medidas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar de nossos pacientes e profissionais. Entre em contato conosco para agendar uma consulta.