Cuidados essenciais para manter a saúde ginecológica

  • 7 de fevereiro de 2022
  • blog

Compreender a importância da saúde ginecológica ajuda diretamente na difusão de informações, como também na prevenção de doenças. Afinal, o corpo humano está todo interligado e os cuidados básicos precisam ser reforçados para manter a integridade feminina. 

Mas, o que seria essa saúde da mulher? É um conjunto de ações e decisões que têm como objetivo principal manter a saúde física e mental da mulher, de uma forma que todas as áreas estejam amplamente abraçadas com essas escolhas. Temos diversos estudos mostrando que o corpo humano, para funcionar em sua excelência plena, precisa de escolhas saudáveis, as quais resultarão em uma melhor qualidade de vida. 

A saúde ginecológica – saiba mais

Assim como as outras áreas, a saúde ginecológica também faz parte do conjunto de decisões que formam a saúde da mulher, merecendo uma atenção redobrada. Afinal de contas, as escolhas feitas também refletem diretamente na parte ginecológica, que acabam interferindo não só na vida sexual como também na saúde emocional e no dia a dia das mulheres. 

Por isso, cada escolha se reflete durante toda a vida da mulher. Dessa forma, nunca é tarde para optar por caminhos mais saudáveis, respeitando as singularidades e limites de cada um. Entretanto, nem sempre é possível trilhar esses caminhos. Grande parte das dificuldades em manter uma vida e rotina mais saudável se dão por conta da correria do dia a dia, especialmente quando ela assume outras funções como cuidar da casa, ser mãe e também profissional.

Com isso, ela pode acabar negligenciando a saúde ginecológica – que por si só pode ser um tabu. No entanto, ter alguns cuidados é preciso, principalmente quando se começa a fase adulta e/ou vida sexual ativa.

Manter a constância de exames como hemogramas, ultrassons, papanicolau e também mamografia é fundamental. Esses são alguns exames básicos que ajudam na manutenção da saúde da mulher, visto que é possível identificar alguns sinais e também doenças no princípio – se eles forem realizados de maneira periódica.

Principais problemas ginecológicos e como prevenir

Há alguns problemas ginecológicos que são mais comuns e frequentes em algumas mulheres. São eles: 

  • corrimentos vaginais – podem ser causados por fungos, bactérias ou até mesmo alteração da flora da mulher (de maneira fisiológica);
  • síndrome dos ovários policísticos – pode começar na adolescência, resultando em irregularidades na menstruação e na pele, mas que podem ser controlados com uma alimentação saudável e também uma rotina de exercícios;
  • endometriose – há presença do tecido do endométrio fora do local apropriado, provocando dores fortes no período menstrual, como também dor na região pélvica crônica e até mesmo infertilidade.

Essas são as doenças mais comuns. Algumas são mais simples de resolver e controlar, outras são mais complicadas. Por isso, é preciso manter escolhas boas para a saúde, como, por exemplo, alimentação regrada e longe de industrializados.

Cuidados essenciais de rotina que podem fazer a diferença

Alguns médicos e pesquisas apontam que grande parte das doenças que comprometem a saúde ginecológica da mulher têm causas de difícil identificação, se detectadas tardiamente. Por isso, atuar na prevenção é tão importante. 

Dessa forma, as recomendações médicas são evitar alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas, manter uma rotina de exercícios e também uma alimentação balanceada. Desta maneira o corpo tende a se reconhecer melhor, proporcionando mais energia e bem-estar para a mulher, reduzindo a insônia e também a ansiedade.

A Centra Infusão conta com uma equipe capacitada para melhor te atender. Com protocolos de excelência nós conseguimos proporcionar uma melhor qualidade de vida para você, mulher. Para saber mais entre em contato conosco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *