Descubra os benefícios da imunonutrição

  • 29 de abril de 2020
  • blog

Você conhece os benefícios da imunonutrição? Trata-se do ramo da ciência que estuda como os nutrientes atuam nas defesas do nosso organismo e fortalecem o nosso sistema imunológico por meio da nossa alimentação. Ninguém tem a menor dúvida de que a alimentação exerce um papel fundamental em nossa saúde, sendo um dos pilares da vida saudável. Quem nunca ouviu sobre os alimentos que fazem bem ao nosso organismo, seja em uma consulta com um nutricionista ou mesmo em uma conversa entre amigos? 

Uma alimentação inadequada, pobre em nutrientes e cheia de açúcares e gorduras de má qualidade pode enfraquecer seriamente as defesas do nosso organismo. Nossas refeições devem, na medida do possível, conter a maior variedade possível de nutrientes. Contudo, se a ideia é fortalecer o sistema imunológico, a alimentação deve conter micronutrientes específicos, como sugere a imunonutrição.  

Nutrientes que beneficiam o sistema imunológico 

O tratamento baseado em imunonutrição tem como foco a utilização dos imunonutrientes, ou seja, nutrientes ou substâncias nutricionais que, ao serem consumidos, estimulam a resposta imunológica do organismo. Em tratamentos desse tipo, esses nutrientes são consumidos em quantidades mais elevadas que o convencional, para que possam resultar nos efeitos farmacológicos necessários, dependendo do problema que está sendo tratado. 

A seguir, confira os principais nutrientes responsáveis por manter a saúde do nosso sistema imunológico: 

Vitamina C

Talvez este seja o micronutriente cujas propriedades sejam mais conhecidas. A vitamina C auxilia na prevenção de infecções virais e pode ajudar o organismo a se recuperar mais rápidamente de infecções. 

Principais fontes de vitamina C: frutas cítricas, como laranja e limão, além de kiwi, goiaba e vegetais como pimentão, brócolis e couve-de-bruxelas. 

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B exercem papel fundamental no sistema imunológico. A carência da vitamina B12, por exemplo, pode ser bastante prejudicial ao sistema imunológico.

Principais fontes de vitaminas do complexo B: alguns exemplos de alimentos ricos em vitaminas do complexo B são a carne vermelha, fígado, ovos e leite. Nozes, brócolis e grãos integrais também são boas fontes desses nutrientes. 

Vitamina D

Além de ser conhecida por seu papel na síntese de cálcio, a vitamina D também é indispensável para fortalecer o sistema imunológico.

Fontes de vitamina D: alimentos como atum, gema de ovo, sardinha e cogumelo são ricos em vitamina D. Não se esqueça também da importância da exposição ao sol, no mínimo três vezes por semana. A recomendação é de cerca de 10 minutos de exposição ao sol por dia. 

Proteínas

Essenciais para a saúde muscular, as proteínas também podem auxiliar no sistema imunológico. A falta desses nutrientes pode ter efeito bastante negativo no sistema de defesa do nosso corpo. 

Fontes de proteínas: carnes, ovos e leite são ricos em proteínas, mas também é possível encontrar o nutriente em vegetais. Todos os tipos de feijão, soja, quinoa e lentilha são alguns exemplos. 

Zinco

Micronutriente fundamental na resposta do sistema imunológico, o zinco também tem papel importante na regeneração dos tecidos do organismo. 

Fontes de zinco: para incrementar a ingestão de zinco, deve-se consumir regularmente alimentos como sementes de linhaça, feijão, camarão, leite integral e amendoim. 

Vitamina E

Além de ser um excelente antioxidante, o nutriente também contribui para a proteção das membranas das células e ajuda na formação de linfócitos. 

Fontes de vitamina E: as boas fontes de vitamina E são os vegetais ricos em gorduras boas, como sementes de girassol, castanhas e avelã. Entre as fontes animais estão ovos cozidos e bacalhau. 

Ômega 3

O Ômega 3 consiste em gorduras essenciais para o corpo humano. Não são fabricadas pelo organismo e são muito necessárias para o sistema imunológico.

Fontes de Ômega 3: peixes de água fria, como sardinha e salmão, além de nozes, amêndoas e pistache.

Além de realizar uma dieta rica nos nutrientes apresentados acima, para manter a saúde do sistema imunológico é preciso evitar elementos e hábitos que prejudicam a resposta imune do organismo, como estresse, sedentarismo, excesso de álcool, entre outros. 

Ficou com alguma dúvida a respeito do tema? Entre em contato com um de nossos profissionais e marque uma consulta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?