A confusão entre a função do endocrinologista e do nutricionista é bastante comum por parte da população. Principalmente, quando o assunto é emagrecer. Mas cada uma dessas especialidades possui um campo de ação diferente. E, dependendo do caso, podem estar relacionadas e atuando de maneira conjunta.
Ainda relacionado ao emagrecimento, a pessoa pode apresentar dificuldades devido à má alimentação ou por problemas no metabolismo. Ambos dificultam a perda de peso e cada um desses problemas requer a atenção de um profissional diferente.
Diferenças entre endocrinologista e nutricionista
Para entender melhor sobre a atuação de cada uma dessas áreas e saber qual profissional deve procurar é preciso conhecer as principais diferenças entre o endocrinologista e o nutricionista. Veja as principais características de cada área.
Nutricionista
O profissional especialista nessa área é focado na nutrição, ou seja, no papel da alimentação no organismo. É o responsável por indicar uma dieta ou ajudar em uma reeducação alimentar, por exemplo.
Atua em atendimento clínico, avaliando quais nutrientes são necessários para o indivíduo. Ele analisa quais são os objetivos do paciente e, a partir disso, orienta sobre os melhores alimentos. Esse profissional não pode prescrever medicamentos, mas pode recomendar suplementos não medicamentosos.
Um nutricionista é, muitas vezes, confundido com um nutrólogo. Porém esse último é responsável por estudar os efeitos que a ingestão de nutrientes traz para o corpo, sendo uma especialidade médica.
Endocrinologista
Por outro lado, essa área dedica-se à parte fisiológica, hormonal e do biotipo do indivíduo. É uma especialidade médica, ou seja, um endocrinologista pode prescrever medicamentos e solicitar exames.
Em alguns casos, atua em conjunto com o nutricionista. Porém, sua área de atuação não se restringe apenas a problemas relacionados à alimentação. É o tipo de médico que irá tratar problemas mais sérios. Tais como a obesidade, colesterol, diabetes, problemas de tireoide, osteoporose, por exemplo.
O papel do endocrinologista e sua importância para a saúde
O médico endocrinologista tem um papel fundamental, afinal, é ele o responsável por diagnosticar e tratar doenças e alterações no metabolismo e nos hormônios. Como já citamos, por ser uma especialidade médica, esse profissional pode prescrever medicamentos e solicitar exames aos seus pacientes.
Essa área é consideravelmente mais ampla que a nutrição. Isso porque vai além de pacientes que desejam emagrecer ou precisam de algum nutriente. Ela trata problemas mais sérios, que não necessariamente se resolvem por meio da alimentação. Tais como: problemas nas glândulas endócrinas, disfunções hormonais, tireoide e obesidade. Incluindo colesterol, menopausa e andropausa, problemas de crescimento, distúrbios da puberdade, diabetes, osteoporose e muitos outros.
Além disso, é muito comum ver o trabalho do endocrinologista ser complementado com a ajuda do nutricionista. Em muitos casos é preciso que ambas atuem em conjunto para oferecer o melhor resultado para o paciente.
Como saber se preciso de um endocrinologista ou um nutricionista?
Como é possível perceber, as duas áreas são diferentes e, para um tratamento correto e eficaz, é preciso saber qual delas procurar.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente qual o seu objetivo. Além disso, recomenda-se procurar um médico de confiança para realizar uma avaliação multidisciplinar do seu corpo e organismo em geral.
Com a ajuda do seu médico, vocês podem definir qual profissional deve ser procurado, se um endocrinologista ou um nutricionista. Dessa forma você chegará à consulta mais preparado, contribuindo para um tratamento mais eficaz.
Lembre-se também que, dependendo do caso, não será apenas o medicamento, suplemento ou a prescrição de uma dieta que irá te fazer chegar onde deseja. É preciso seguir todas as recomendações do profissional e manter uma vida saudável, que inclui atividades físicas e mudança de hábitos.