O conceito de “envelhecimento ativo” tem ganhado destaque, pois reconhece a importância de se manter ativo, saudável e engajado na terceira idade.
Cada fase da vida possui seus próprios desafios, principalmente no que diz respeito à saúde. Porém, é preciso ter uma atenção maior quando se chega a uma idade avançada.
Portanto, no blog de hoje, vamos explorar estratégias práticas de envelhecimento ativo para ter mais qualidade de vida na terceira idade, promovendo bem-estar físico, mental e emocional.
Ter hábitos alimentares saudáveis
A importância dos hábitos alimentares saudáveis na terceira idade vai muito além de apenas manter um peso adequado.
Acima de tudo, uma dieta balanceada e rica em nutrientes é fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
O ideal é consumir variedade de alimentos naturais, como verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes brancas, peixes e sementes oleaginosas. Dessa forma, isso vai fornecer os nutrientes essenciais ao corpo para manter o funcionamento adequado do sistema imunológico, de órgãos e tecidos.
Além disso, adotar uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas e minerais auxilia na proteção contra o estresse oxidativo e o envelhecimento celular. Eles estão presentes em alimentos, como frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes escuras e nozes.
E o que é possível evitar para um envelhecimento ativo?
Para manter um envelhecimento ativo é necessário evitar ao máximo alimentos ultraprocessados, que geralmente são carregados de sódio, açúcar e gorduras trans.
Como resultado, o consumo excessivo desses alimentos desregula a saúde cardiovascular e a pressão arterial acima dos níveis saudáveis.
Ao optar por alimentos naturais e com pouco ou nenhum processamento, o idoso estará investindo no fortalecimento do sistema imunológico, no equilíbrio hormonal e na prevenção de problemas de saúde comuns na terceira idade, como diabetes tipo 2 e osteoporose.
Manter o corpo em movimento com atividades físicas
A prática de atividades físicas regulares é vital para um envelhecimento ativo e saudável.
A prática de exercícios regulares contribuem para a saúde dos ossos, músculos e articulações, prevenindo a perda de massa muscular e a fragilidade óssea, situações muito comuns na terceira idade.
Exercícios aeróbicos, como caminhadas e natação, fortalecem o coração e melhoram a circulação sanguínea, reduzindo o risco de problemas cardíacos. Além disso, a prática constante de exercícios auxilia na manutenção dos níveis de colesterol e pressão arterial dentro de faixas saudáveis.
E os benefícios não se limitam apenas ao corpo. A atividade física libera endorfinas, neurotransmissores que promovem o bem-estar e a felicidade. Isso contribui para a redução do estresse, ansiedade e depressão. Também isso influencia na qualidade do sono, o que é essencial para o descanso e a recuperação adequados do corpo.
O poder da prevenção para o envelhecimento ativo
A busca por cuidados médicos preventivos ainda é o melhor remédio, em especial, durante a terceira idade.
Consultas médicas regulares auxiliam na identificação precoce de doenças, permitindo um tratamento adequado antes que surjam novos agravamentos de saúde.
Exames de rotina, como exames de sangue, testes de imagem e avaliações cardíacas, auxiliam no controle da saúde geral e na detecção de fatores de risco.
Além disso, consultas médicas regulares permitem a avaliação da medicação em uso. Também são oportunidades para discutir aspectos da saúde mental e emocional, abordando questões como ansiedade, depressão e déficit de atenção.
Exercite o cérebro para uma vida plena
Assim como o corpo, o cérebro também precisa de exercício para se manter saudável e ágil.
A estimulação mental é fundamental para prevenir o declínio cognitivo e reduzir o risco de doenças neurológicas, como o Alzheimer.
O desafio mental estimula a formação de novas sinapses, o que promove a plasticidade cerebral e mantém o cérebro flexível e adaptável.
É possível incluir práticas para fortalecer as conexões cerebrais e a manter a clareza mental, tais como:
- Quebra-Cabeças: Escolha quebra-cabeças com diferentes níveis de dificuldade para um desafio gradual;
- Palavras cruzadas: Ajuda a melhorar o vocabulário e o raciocínio lógico;
- Leitura: A leitura regular de livros, revistas ou jornais mantém o cérebro ativo e ajuda a expandir o conhecimento;
- Jogos de memória: Ajudam a exercitar a memória e a atenção;
- Exercícios de raciocínio: Jogos como xadrez, damas e jogos de estratégia estimulam o pensamento estratégico e a tomada de decisões;
- Resolver enigmas: Enigmas e quebra-cabeças lógicos que exigem soluções criativas são uma ótima forma de estimular a mente.
Conte com a Centra Infusão para um envelhecimento ativo
Ao adotar essas estratégias, o idoso estará investindo em uma vida saudável, cheia de vitalidade e significado.
No contexto do envelhecimento ativo, o tratamento por infusão pode oferecer benefícios significativos para o idoso.
Se precisar agendar uma consulta com a Centra, fale conosco. Será um prazer cuidar de você e da sua saúde!