Toda e qualquer mulher, numa determinada etapa da vida, vai chegar na menopausa! Este período ocorre, normalmente, entre os 45 e 55 anos e marca o fim da fase reprodutiva. Ou seja, isso significa que o estoque de óvulos se esgotou e não existe mais a possibilidade de gerar uma criança.
Depois que a menstruação cessa, as mulheres entram no chamado “climatério”, a “fase crítica” feminina. Com isso, as mudanças no corpo começam a despertar as transformações físicas e emocionais aparecem. Isso ocorre por conta do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos, em especial, o estrogênio.
Mas afinal, quais são essas mudanças? E outra, é possível aumentar a qualidade de vida nesta fase? Isso você descobre logo abaixo:
1.Aumento de peso
Com a ausência dos hormônios, o corpo da mulher acumula a gordura de outra forma. O que antes era depositado nas coxas e no quadril, agora se concentra no abdômen. Isso é inevitável, mas é possível controlar este aumento com uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.
2. Fragilidade óssea
A falta de estrogênio resulta na fragilidade dos ossos e pode aumentar o risco de osteoporose. Isso acontece porque além da ausência deste hormônio, os níveis de vitamina D e cálcio no organismo também ficam em queda. Neste caso, é importante consultar um médico especialista para repor as tais vitaminas e minerais.
3. Ressecamento da pele
A pele fica mais fina, flácida e ressecada. Essa é uma das maiores queixas das mulheres no período da menopausa, pois mexe bastante com a autoestima. Uma dica é sempre utilizar um hidratante adequado de acordo com o seu tipo de pele e tomar banhos mais curtos, de preferência, com água morna à fria.
4. Queda de cabelo
Com os hormônios masculinos exercendo uma maior atividade no corpo das mulheres, a queda de cabelo é inevitável. Assim como o surgimento de pelos em locais onde antes não existiam, como na face, peito e abdômen.
Esta mudança é bastante comum e não há muito o que fazer. Mas você pode tentar algumas das seguintes dicas, como: utilizar xampus com polímeros de colágeno, massagear o couro cabelo com óleos essenciais e ingerir alimentos ricos em proteína.
5. Aparecimento dos calorões
As ondas de calor, conhecidas popularmente como “fogachos”, são a principal queixa das mulheres. Elas acontecem porque a menopausa também promove algumas reações químicas no cérebro, sendo uma delas, a alteração da temperatura corporal. Esse desequilíbrio provoca os famosos “calorões”, que vão e vêm sem nem antes avisar. Aqui, as dicas são: use roupas leves, hidrate-se e evite ambientes fechados.
É possível aumentar a qualidade de vida nesta etapa?
Se você estava esperando por essa resposta, saiba que sim, é possível aumentar a qualidade de vida nesta etapa! Até porque, você não precisa passar por este período sozinha. Conte com o apoio de seus familiares e busque uma assistência médica multiprofissional, com nutricionista e psicóloga.
As mudanças são profundas, mas com o amparo de profissionais e das pessoas que você ama, esta etapa pode se tornar muito mais leve.