O tratamento por infusão tem o objetivo de ajudar as pessoas a enfrentar situações complexas de saúde. Porém, existem mitos e verdades que circundam esse tipo de prática médica, que oferecemos na Centra Infusão.
Essa técnica ajuda a tratar doenças crônicas e controlar sintomas. O procedimento baseia-se na administração de medicamentos e nutrientes pelas vias não fisiológicas – as mais comuns são intravenosas -, pelas veias e pelo tecido abaixo da pele. Geralmente, são usadas agulhas ou cateter para a aplicação.
Em muitos casos, o tratamento por infusão é uma das únicas alternativas para o tratamento ter êxito. Isso porque os medicamentos e demais fluidos injetados no corpo do paciente agem diretamente no problema, sem o risco de o ácido estomacal destruí-los.
Mitos e verdades envolvendo tratamento por infusão
Você já deve ter ouvido muitas informações sobre tratamento por infusão. Para esclarecer dúvidas, vamos abordar os efeitos colaterais, possíveis riscos e outros questionamentos recorrentes sobre a técnica. Confira!
1. Só posso fazer o tratamento por infusão em clínicas?
Dependendo do tipo de medicação prescrita, é verdade! As clínicas de infusão de medicamentos são especializadas em terapia assistida, voltadas exclusivamente para atender pacientes não oncológicos, que precisam de tratamento intramuscular, subcutâneo e intravenoso. Além disso, elas fazem administração de medicamentos orais de alta complexidade.
Alguns procedimentos devem ser feitos exclusivamente em clínicas. Já outros podem ser realizados com profissionais se dirigindo até a casa do paciente. Tudo depende do tipo de medicação prescrita e das condições físicas da pessoa que irá receber o tratamento.
2. Os efeitos colaterais são agressivos?
Depende! Cada organismo reage de uma forma ao tratamento. Algumas pessoas não sentem nenhum efeito adverso e outras podem passar por reações mais fortes. O ideal é que, antes da prescrição, seu médico solicite exames para avaliar os riscos.
3. A aplicação dos medicamentos biológicos é arriscada?
Verdade! Por isso, o ideal é buscar uma clínica como a Centra Infusão, com um corpo de profissionais capacitados, experientes e com serviços de alta qualidade. O tratamento por infusão requer profissionais para injetar a medicação intravenosa e monitorar o paciente para diminuir os riscos de efeitos colaterais.
Os principais cuidados com tratamentos por infusão são: optar por profissionais treinados em terapia infusional, garantir a dosagem correta e fazer o monitoramento recomendado.
4. Tratamentos por infusão levam a aumento de peso?
Sim, o ganho de peso pode ser um dos efeitos, mas não é uma regra. Os mais recorrentes são dor e fadiga. O aumento do peso geralmente ocorre em virtude do uso de glicocorticoides. Além disso, esse ganho pode estar associado à melhoria da saúde, levando o paciente a ter mais apetite.
Na Centra Infusão contamos com profissionais capacitados para manusear os equipamentos que são canais de administração dos fluidos em volumes e taxas precisamente programadas, com os cuidados e intervalos prescritos para cada paciente. Entre em contato!