Inchaço, rigidez nas juntas, dor e dificuldade para realizar movimentos são alguns dos sintomas da artrose, doença degenerativa crônica que afeta a articulação. Apesar de não ter cura, essa enfermidade pode ser tratada a partir de medicamentos que reduzem a dor e a inflamação, além de exercícios físicos e fisioterapia. Para saber mais sobre a artrose, é só continuar a leitura!
A artrose é uma forma de artrite, nome designado para qualquer doença que afeta as articulações. Com sua progressão, podem aparecer deformações nas regiões do corpo onde as articulações foram impactadas. Para o diagnóstico correto, é necessário consultar um ortopedista ou reumatologista. A partir da análise e observação dos sintomas, o profissional vai solicitar um exame de raio-X ou uma ressonância magnética para a confirmação da suspeita.
O surgimento da doença pode acontecer em qualquer articulação, mas as mais comuns são as das seguintes partes do corpo: mãos, juntas dos dedos (principalmente o polegar), quadril, joelho, coluna, pescoço e ombro.
Causas da artrose
As causas deste problema de saúde podem ser diversas, incluindo:
- Atividades esportivas e trabalhos que sobrecarregam articulações;
- Desgaste natural provocado pelo envelhecimento;
- Fraqueza na parte de cima das pernas;
- Carregamento de peso em excesso;
- Fraturas, torções e outros traumatismos que impactam as articulações;
- Movimentos repetitivos em que as pessoas precisam agachar ou ajoelhar enquanto levantam objetos pesados;
- Histórico genético.
Tratamento da artrose
Apesar de qualquer idade estar suscetível, pessoas com mais de 50 anos apresentam a doença com mais frequência, justamente por conta do envelhecimento natural do corpo. Com remédios anti-inflamatórios e analgésicos, é possível aliviar a dor e a inflamação.
Com regularidade, exercícios físicos (como hidroterapia) e sessões de fisioterapia complementam o tratamento. O objetivo é manter a movimentação da articulação, de modo a fortalecê-la. Em casos de gravidade maior, próteses articulares podem ser indicadas pelo médico responsável.
Quem tem a doença e está com excesso de peso deve ser acompanhado por um nutricionista também, para emagrecer de forma saudável. A má postura pode ser prejudicial, uma vez que provoca compensações e dores fortes.
Dicas para prevenir a artrose
A prevenção da doença pode ser feita a partir de alguns cuidados simples no dia a dia. Confira os principais:
- Prestar atenção na própria postura;
- Evitar carregar peso em excesso;
- Controlar o ganho de peso;
- Repousar por um tempo após atividades que exijam esforço da articulação afetada pela artrose em seu corpo;
- Utilizar sapatos bastante confortáveis, com base de apoio eficaz;
- Praticar atividades físicas isométricas, para dar mais estabilidade às articulações. É o caso de exercícios em que você permanece imóvel, como os realizados em pranchas;
- Usar bengala ou andador caso seja necessário ter uma independência de locomoção maior;
- Utilizar corrimões de escadas e alças de apoio em ambientes como banheiros;
- Realizar menos atividades repetitivas e trabalhos que exigem muito esforço físico, como levantamento de peso.
A ortopedia é uma das especialidades da Centra Infusão, e isso contempla a artrose. Fale conosco para saber mais detalhes sobre os tratamentos por infusão que nós oferecemos.