Em todas as fases da vida, precisamos de cuidados especiais, e a terceira idade não poderia ficar de fora. Quando estamos em processo de envelhecimento, o nosso corpo tende a ficar cada vez mais vulnerável a doenças e até mesmo acidentes. Por isso, é uma etapa que necessita mais cuidado e atenção. Para tanto, existe uma área na medicina chamada geriatria, que é uma especialidade voltada exclusivamente para o cuidado da saúde de pessoas idosas.
O geriatra é um médico especializado e preparado para conduzir, tratar e prevenir doenças típicas do envelhecimento, bem como as incapacidades que essas doenças podem ocasionar para a pessoa idosa. Não é, portanto, uma atuação focada em um único órgão ou um único sistema, mas uma especialidade que avalia o idoso como um todo.
Comorbidades típicas de idosos
O processo de envelhecimento pode ocasionar diversos tipos de impactos à saúde, como o desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas. Conheça as principais:
- Hipertensão (pressão alta);
- Diabetes;
- Osteoporose;
- Problemas cardíacos;
- Insônia;
- Tontura;
- Fibromialgia;
- Problemas de memória;
- Alzheimer;
- Parkinson;
- Depressão;
- Incontinência urinária;
- Distúrbios digestivos;
- Doenças reumáticas;
- Problemas respiratórios;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Todas elas podem ser conciliadas com uma boa qualidade de vida, desde que o idoso tenha o acompanhamento de um profissional especializado. O médico geriatra, portanto, consegue gerenciar todas essas comorbidades que o paciente pode apresentar, assim como conduzi-lo aos especialistas que ele precisa frequentar, em determinados casos, como oncologistas e fisioterapeutas, por exemplo.
Geralmente, a população idosa tende a tomar um arsenal farmacêutico que, nem sempre é necessário. Tudo isso precisa ser avaliado e pode ser feito pelo geriatra!
Qual o momento certo para procurar um geriatra?
No Brasil, consideramos como idosos quem tem mais de 60 anos de idade. Mas, se você se preocupa com isso e deseja ter um envelhecimento mais saudável, tudo bem! É possível marcar a sua consulta com o geriatra a partir dos 40 anos para já ir se cuidando e prevenindo possíveis problemas de saúde.
Existem algumas situações que você deve levar em conta na hora de se consultar, pois há vários tipos. Confira os principais:
- Consulta preventiva: proporciona orientações, encaminhamentos e permite que você comece a criar novos hábitos juntamente a partir das recomendações do seu médico.
- Consulta para acompanhamento do processo natural de envelhecimento: acompanhe o aparecimento e a evolução de sintomas comuns da velhice, como desgaste de cartilagens, de órgãos, etc.
- Consulta para acompanhamento das doenças comuns: acompanhe os sintomas da doença e evite sequelas por meio de um tratamento adequado.
Sabia que a geriatria é uma das especialidades disponibilizadas aqui na Centra Infusão. Confira nosso site e fale conosco para mais informações.