Conforme os anos vão passando, nossas defesas caem e o sistema imunológico vai ficando cada vez mais fraco. É por isso que os idosos precisam ter um cuidado redobrado com a própria saúde. E como a pneumonia é uma das doenças mais perigosas na terceira idade, separamos tudo que você precisa saber sobre esse problema.
O que é a pneumonia
Esta doença é uma infecção nos pulmões. Podendo ter origem viral, bacteriana ou fúngica, ela é extremamente perigosa e comum em pessoas da terceira idade.
A pneumonia tem seu fator de risco agravado, principalmente, no inverno, quando as temperaturas costumam oscilar bruscamente durante o dia inteiro. Além disso, essa época é caracterizada pelo ar seco, o que leva à diminuição da hidratação e, consequentemente, ao aparecimento de problemas respiratórios.
Sintomas da pneumonia

Muitos dos sintomas desta enfermidade são semelhantes aos de outras doenças, o que torna a situação ainda mais preocupante. No estágio inicial da pneumonia, é possível confundi-la com uma gripe. Por isso, é importante que, ao suspeitar dos sintomas, a pessoa siga a seguinte recomendação: evitar a automedicação e consultar um médico.
A automedicação é uma prática arriscada e que pode fazer com que o agente infeccioso (vírus, bactéria ou fungo) consiga se adaptar ao medicamento e crie defesas. Se isso acontecer, ele ficará ainda mais forte e rejeitará todos os outros medicamentos oferecidos durante o tratamento adequado.
Sabendo disso, os principais sintomas da pneumonia são:
- Catarro amarelo ou esverdeado;
- Dificuldade para respirar;
- Tosse seca;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Fraqueza muscular;
- Confusão mental;
- Dor na região do tórax;
- Febre acima de 37,8ºC;
- Respiração acompanhada de ruídos.
Tratamento da pneumonia
Com a ida ao médico, é possível começar o tratamento ainda no estágio inicial da doença, o que será benéfico para o paciente e trará menos danos futuros ao sistema imunológico. O tratamento da pneumonia consiste, principalmente, no uso de antibióticos para combater o quadro da infecção.
No caso da pneumonia na terceira idade, a internação pode ser exigida para que a equipe médica possa acompanhar a evolução do paciente e as melhorias no seu quadro. Além disso, o acompanhamento médico é imprescindível para que não haja nenhuma complicação e para tratar o paciente caso ocorra uma piora clínica.
Agravantes da pneumonia na terceira idade

A pneumonia em idosos é considerada uma doença grave porque pode ser fatal. Em pessoas da terceira idade, a infecção pode se alastrar rapidamente se o devido tratamento não acontecer. Há o risco de o agente infeccioso entrar na corrente sanguínea e causar uma insuficiência orgânica, ou seja, comprometer a maior parte dos órgãos do idoso.
A pneumonia também dificulta o quadro respiratório, impedindo a oxigenação adequada do organismo. Há ainda outros problemas que podem surgir. Entre eles estão: acúmulo de líquido nos pulmões e formação de pus na cavidade pulmonar.
Como prevenir a pneumonia em idosos
Levando em consideração todos os fatores que agravam a pneumonia na terceira idade, algumas maneiras de prevenir a doença são:
Evitar locais com mudança brusca de temperatura
Com oscilações constantes na temperatura, o organismo do idoso precisa trabalhar mais. Consequentemente, isso acaba comprometendo sua imunidade, deixando a pessoa suscetível à pneumonia.
Evitar multidões
Em locais com grandes aglomerações, os vírus, as bactérias e os fungos se espalham com maior facilidade.
Lavar as mãos
Ao lavar as mãos de forma adequada e eficaz, o idoso evita levar os agentes causadores da pneumonia até as entradas de defesa do organismo.
Cuidar das gripes
Na terceira idade, é sempre importante ter ainda mais atenção a qualquer sinal de doença, pois os sintomas podem se agravar e uma enfermidade pode levar a outra. Mesmo que os sintomas apontem para um simples resfriado ou uma gripe, é arriscado demais não buscar tratamento imediato.
Vacinação em dia

Para que o sistema imunológico funcione com mais eficiência, é imprescindível que as vacinas sejam colocadas em dia. Por isso, idosos devem ser devidamente vacinados.
Sabendo de tudo isso, será muito mais fácil identificar, prevenir e tratar a pneumonia em idosos. Para tirar dúvidas sobre os nossos serviços, é só entrar em contato clicando aqui.

