De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o número de adultos entre 30 e 79 anos que sofrem com a pressão alta aumentou de 650 milhões para quase 1,28 bilhões nos últimos 30 anos! Só no Brasil, cerca de 30% da população tem a doença.
Apesar de ser bastante comum em diversas partes do mundo, muitas pessoas não dão a devida atenção aos inúmeros riscos que ela traz para o organismo. Por isso, a Centra Infusão elaborou um conteúdo completo com alguns cuidados para prevenir e/ou controlar a pressão alta.
O que é a pressão alta?
A pressão alta ou “hipertensão”, como também é chamada, é uma doença crônica que não tem cura, mas que pode ser controlada! Portanto, ela é caracterizada pela elevação dos níveis de pressão arterial e pode ser facilmente detectada a partir da aferição de pressão em centros de saúde ou, até mesmo, em casa.
Sempre que o medidor marcar 14 por 9 – ou mais -, o paciente deve agendar uma consulta com um médico especialista. Pois tal resultado por ser um sinal de hipertensão ou apenas uma simples elevação ligeiramente isolada, devido à variabilidade fisiológica.
Sua origem, em muitos casos, é multifatorial e extremamente complexa. E para você ficar atento aos sinais, confira abaixo alguns sintomas que ela pode apresentar.
Quais são os sintomas
- Dores no peito
- Dor de cabeça
- Tonturas
- Zumbido no ouvido
- Fraqueza
- Visão embaçada
- Sangramento nasal
Vale lembrar que os sintomas só são perceptíveis quando a pressão já se encontra num nível bastante elevado.
Como cuidar e prevenir a pressão alta
Hábitos saudáveis são fundamentais não só para tratar doenças, mas também para preveni-las! A mudança no estilo de vida tem um papel superimportante para o controle e prevenção da pressão alta, por isso mesmo que separamos algumas delas para você anotar e adotar na sua rotina!
1. Mantenha uma alimentação balanceada
Opte por alimentos cozidos, assados, refogados e grelhados ao invés de fritos. Inclua pelo menos três tipos de frutas no seu dia a dia e diversifique o cardápio dos legumes e verduras. Assim como carregar um pouco de nozes e amêndoas na bolsa sempre que estiver com vontade de beliscar alguma coisa entre as refeições principais é outra dica de ouro!
2. Diminua o sal
O excesso de sal leva à retenção de líquidos e, consequentemente, acarreta na pressão alta. Por isso, prefira dar aquele toque especial na sua comida com temperos naturais! Afinal, existem diversas ervas aromáticas como a cebolinha, salsa, coentro, alecrim e tomilho que dão um sabor especial e não prejudicam a saúde.
3. Faça algum tipo de exercício físico
Quem disse que praticar atividade física deve ser um pesadelo? Nossa dica é: comece com algum esporte que você adorava praticar na infância! Um vôlei com os amigos, um futebolzinho durante a semana ou, bem como, um passeio de bike em algum parque da sua cidade. Inclusive, além de todos os benefícios que os exercícios trazem para o nosso corpo, eles também contribuem efetivamente para a melhora da circulação periférica e da saúde cardiovascular!
O ideal é que haja constância. Por isso, dedique de 30 a 45 minutos do seu dia em, pelo menos, três vezes na semana para a prática.
A importância da prevenção
Cuidar da saúde e realizar exames de rotina anualmente é fundamental para a prevenção de diversas outras doenças. Por isso, não deixe de fazer uma visita ao seu médico mesmo que você não apresente nenhum sintoma!