A Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica de origem múltipla, caracterizada pela falta de insulina no organismo e/ou da incapacidade da mesma de exercer adequadamente seus efeitos. Sendo assim, a insulina é produzida pelo pâncreas e responsável pela manutenção do sistema metabólico da glicose. Quando tal hormônio está em déficit na metabolização da glicose, resulta na doença.
A terceira idade é uma etapa da vida que traz diversas mudanças no corpo humano. Portanto, é comum que muitas pessoas acima de 65 anos se queixem com alteração no paladar, no apetite, na visão e até mesmo no condicionamento físico. Além destas alterações, na terceira idade é mais comum ainda a ocorrência de diabetes.
De acordo com o International Diabetes Federation (IDF), só no Brasil, existem cerca de 13 milhões de diabéticos. Inclusive, um terço da população que sofre com a doença já é idosa. Visto que esta parcela da sociedade tem uma predisposição a desenvolver problemas cardiovasculares, infartos e outras complicações, é de extrema importância redobrar os cuidados com a diabetes!
1. Aprenda a se alimentar melhor
Ter uma boa relação com a comida é fundamental. Em primeiro lugar, agende uma consulta com um médico nutricionista para entender quais alimentos podem ser consumidos pelos diabéticos.
Em síntese, é comum que você pense que apenas os docinhos que são os vilões da diabetes. Engano seu! A maioria dos alimentos, até mesmo os salgados, se transformam em açúcar no sangue. Por isso, é extremamente importante que você adicione mais legumes e verduras na sua dieta, pois além de serem ótimas fontes de proteínas, estes alimentos saciam e fazem bem para a saúde.
2. Fortaleça os músculos
No tratamento da diabetes na terceira idade, as atividades físicas são essenciais. Porém, vale destacar que todo e qualquer exercício que envolva força muscular é ainda mais benéfico que atividades aeróbicas.
Diabéticos tendem a sofrer muito com a falta de circulação, principalmente nas pernas! Por isso, o importante é estimular a parte inferior do corpo para prevenir possíveis problemas relacionados à doença.
Então, ficar sentado o dia inteiro vendo televisão não é uma opção, ok? Ao longo prazo, as atividades físicas aumentam a resistência e a disposição, bem como promovem sensações de bem-estar e controle interno.
3. Fique atento ao seu corpo
Você tem o costume de olhar diariamente para o seu corpo? Se não, está na hora de começar! A maior parte dos diabéticos conseguem notar certas mudanças e, até mesmo, identificar sintomas quando a glicose está muito alta. Em contrapartida, outros não sentem nada, e isso é um problema.
Especialmente na terceira idade, os casos de pé diabéticos e amputações são bastante elevados. Desse modo, é preciso pensar em maneiras para evitar complicações e, uma delas, é olhar diariamente todas as partes do corpo!
4. Faça um acompanhamento
Toda e qualquer doença necessita de um acompanhamento de um profissional, e com a diabetes, isso não é diferente! Desse modo, não hesite em buscar ajuda. Por mais que não tenha cura, você pode e deve controlar.
Você pode – SIM – levar uma vida normal mesmo sendo diabético na terceira idade. Por isso, não deixe de realizar os exames de rotina e controlar a doença com um especialista!