Saiba por que é importante cuidar da osteoporose desde cedo

A saúde dos ossos merece atenção especial e deve ser cuidada desde cedo. Muitos acreditam que doenças como a osteoporose surgem apenas em pessoas idosas, mas isso não é verdade. Até mesmo em casos em que a doença se manifesta já na fase adulta, normalmente é resultado dos hábitos realizados quando a pessoa era mais jovem. Por isso, nunca é cedo demais para começar a se prevenir e cuidar da saúde, com atitudes que mantenham os ossos saudáveis e fortalecidos.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, fazendo com que eles reduzam a massa e a densidade, causando vários prejuízos ao corpo humano. A doença deixa os ossos frágeis e porosos, gerando maiores riscos de fraturas graves. 

Esta enfermidade é causada por carência de vitaminas, má alimentação, alguns medicamentos e falta de hábitos saudáveis. Por isso, é importante que a sua prevenção seja feita desde cedo.

Alimentação adequada

A osteoporose não surge de uma hora para outra. A falta de alimentação saudável é um dos fatores que determina o surgimento da doença. O primeiro desses hábitos que previnem a osteoporose é dedicar atenção especial à ingestão de nutrientes necessários para a saúde e o fortalecimento dos ossos. 

Existem alguns alimentos que são muito importantes para os ossos e não podem faltar na sua dieta, alguns deles são:

  • Alimentos ricos em cálcio: leite e seus derivados, queijos, tofu, castanhas e feijão.
  • Alimentos ricos em vitaminas D: peixes, cogumelos e carne de fígado.
  • Alimentos ricos em ferro: verduras como espinafre, brócolis, couve e escarola.
  • Outros alimentos que ajudam na saúde dos ossos: sardinha, salmão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, gergelim e cogumelos.

Controle o consumo de proteínas e sódio

Do mesmo jeito que alguns alimentos ajudam na manutenção da saúde dos ossos, outros podem causar prejuízos. Um exemplo disso é a ingestão exagerada de proteínas, que pode causar perda de vitaminas. 

Outra substância que deve ser consumida com moderação é o sódio, pois ele prejudica a absorção do cálcio. Quando falamos de sódio, não estamos falando apenas do sal de cozinha. Vários alimentos possuem o sódio na sua composição, como: alimentos processados, temperos prontos, refrigerantes e até alguns doces.

Pratique exercícios físicos

Outro hábito que mantém os ossos saudáveis e precisa ser praticado desde cedo são os exercícios físicos. Até atividades de baixa intensidade, como caminhadas ou corridas leves, estimulam a proteção e o fortalecimento das articulações e dos ossos. Com a prática constante, o próprio corpo entende que precisa melhorar a qualidade óssea para resistir ao esforço causado. 

Uma boa dica é começar devagar, pois iniciar a prática de exercícios pesados, sem estar com condicionamento físico, pode resultar no efeito contrário e acabar trazendo prejuízos ao seu corpo, como lesões. Então, comece com atividades leves e vá aumentando conforme for adquirindo preparo físico.

Evite hábitos nocivos

Visando a prevenção da osteoporose desde cedo, alguns hábitos devem ser evitados, ou, pelo menos, praticados com moderação. O tabagismo é um deles. Todo fumante está ciente dos males causados pelo cigarro no próprio corpo, como a deterioração da saúde dos ossos, pois as toxinas presentes no cigarro enfraquecem as células que formam o tecido ósseo.

Outro hábito que deve ser evitado é a ingestão de bebidas alcoólicas, pois elas interferem na absorção do cálcio pelo corpo humano, acelerando o processo de desgaste dos ossos. Lembre que o abuso no consumo de cigarro ou álcool pode anular os benefícios de outros hábitos saudáveis, como a ingestão de alimentação correta.

Nunca é cedo para cuidar da sua saúde. Quer saber mais sobre a osteoporose e a sua prevenção? Entre em contato com a gente agora mesmo e agende uma consulta com um profissional médico especialista na área. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?