Anticoncepcional: como escolher o ideal?

Já dizia a nossa mãe: você não é todo mundo. Nenhuma mulher é igual a outra, por isso, antes de escolher o anticoncepcional ideal, você precisa levar em consideração a sua rotina, seu estilo de vida e as suas necessidades. Tudo isso, é claro, acompanhado de um médico ginecologista.

O anticoncepcional é uma das melhores formas de evitar uma gravidez precoce ou indesejada, mas é preciso compreender se você é do tipo que esquece com frequência ou se prefere praticidade… São muitas opções disponíveis no mercado, por isso, vamos te apresentar as principais ao longo deste blog para você conhecer. 

Como o anticoncepcional age? 

Grande parte dos anticoncepcionais age inibindo o ciclo ovulatório da mulher. Portanto, eles têm a função de estabilizar apenas uma das fases hormonais, fazendo com que os outros hormônios que “completam” o ciclo ovulatório não predominem. Sendo assim, a ovulação não acontece. 

Atualmente, as formas de contracepção hormonal são: oral, injetável, adesivos, intrauterinos e subcutâneos (implantes). A maneira como se utiliza cada um pode ser determinante na hora da escolha, visto que cada mulher é única, como mencionado no início. Então, confira a lista e, em conjunto com seu médico de confiança, tome a decisão mais acertada, ok? 

Oral: Pílulas anticoncepcionais 

É o método mais utilizado, mas isso não significa que seja o melhor. Normalmente, as pílulas anticoncepcionais são à base dos hormônios estrogênio e progesterona. Em sua maioria, as cartelas contêm 21 pílulas, que devem ser tomadas diariamente sempre no mesmo horário, com uma pausa de 7 dias. No oitavo dia, deve-se retomar a tomada das pílulas.

Essa forma de contracepção é relativamente mais em conta e de fácil acesso, além de muito eficiente. Algumas pílulas são até mesmo fornecidas pelas unidades básicas de saúde. No entanto, se você não é tão disciplinada e esquecer de tomá-la por apenas um dia, o ciclo pode ficar desregulado e entrar no período fértil devido à descontinuação da medicação.

Anticoncepcional injetável 

Semelhante à formulação do anticoncepcional oral, a injeção mensal também é a base de estrogênio e progesterona. Ela deve ser injetada uma vez ao mês, sempre no mesmo dia do mês anterior, com tolerância máxima de três dias para mais ou menos. Sua ação no organismo acontece aos poucos, liberando uma pequena quantidade a cada dia. 

Além dela, também existem as injeções somente de progesterona, o diferencial é periodicidade, já que estas são indicadas a cada 3 meses e podem ser tomada por mulheres que acabaram de ter bebê. 

Adesivos hormonais 

Assim como os injetáveis, os adesivos funcionam independente do “esquecimento” da mulher. Afinal, eles devem ser trocados a cada 21 dias e colocados em qualquer parte do corpo, embora devam ser utilizados preferencialmente na parte interna das coxas e nas costas. 

Eles liberam poucas quantidades de anticoncepcional todos os dias, as quais são absorvidas pelo organismo através da pele. Ou seja, o efeito é muito parecido com o das injeções, com a vantagem de poder ser retirado a qualquer momento. 

Dispositivos intrauterinos (DIU) 

Eles funcionam como a pílula anticoncepcional, pois também são a base de hormônios. Os dispositivos intrauterinos, conhecidos popularmente como DIU, são colocados na mulher por meio de um procedimento ambulatorial realizado no próprio consultório médico.

Durante o período de validade, que normalmente é de cinco anos, os hormônios são liberados continuamente no organismo. Dessa forma, este é um método indicado para mulheres que buscam um anticoncepcional a longo prazo. 

Anticoncepcional subcutâneo 

Por fim, os implantes possuem uma composição bem semelhante à do DIU. A diferença é que eles são colocados por baixo da pele e duram pelo menos três anos.

Eles são práticos, seguros e duradouros, indicados para mulheres que desejam esperar um pouco mais para ser mães. O procedimento para implantá-los não causa dor, pois aplica-se um anestésico local, e pode ser realizado tanto em clínicas particulares quanto pelo SUS.

Na dúvida do anticoncepcional ideal? Agende uma consulta com um de nossos ginecologistas 

Para escolher o anticoncepcional ideal para você, é preciso realizar um check-up completo da sua saúde! Por isso, antes de optar por algum desses métodos contraceptivos, garanta uma consulta com um médico ginecologista

Nós, da Centra Infusão, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificada para cuidar de você! Fale conosco e agende seu horário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?