Artrite Reumatoide: exercícios físicos que podem ajudar no tratamento

Não é novidade que exercícios físicos regulares são recomendados para prevenção e tratamento de diversas doenças. No entanto, um “mito” sempre vem à tona quando o assunto são pacientes com artrite reumatoide. 

É fato que o dia a dia dos portadores da doença são repletos de obstáculos: abrir ou fechar um simples pote de conserva, girar a maçaneta da porta ou simplesmente subir alguns poucos degraus da escada. O que para muitos são apenas atividades rotineiras, quando desempenhadas por um reumático, são verdadeiros desafios.

Por outro lado, você sabia que com os exercícios físicos adequados, é possível ter uma melhora significativa na qualidade de vida? Muitas pessoas ainda acreditam que pelo fato da dor ser o principal sintoma da artrite reumatoide, se exercitar está fora de cogitação. Ledo engano.

A seguir, vamos te apresentar uma lista de atividades físicas que podem ajudar no tratamento. Mas antes, entenda o que é a doença:

O que é artrite reumatoide?

É uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações, principalmente das mãos, pés, punhos e joelhos. Como falamos anteriormente, o principal sintoma é a dor, que vai de moderada a forte. Além dela, são comuns inchaços, calor, vermelhidão e deformidade nas articulações, muitas vezes com dificuldade para movimentar as áreas afetadas.

A artrite reumatoide faz parte das doenças caracterizadas como autoimunes. Ou seja, quando o sistema imunológico produz anticorpos e outras substâncias que atacam as células saudáveis do organismo, como se elas fossem um “corpo estranho”.

Como é feito o tratamento?

O tratamento medicamentoso para a artrite reumatoide varia de acordo com o estágio, atividade e gravidade da doença. Antiinflamatórios são a base do plano de tratamento, seguidos por corticoides durante as fases agudas e drogas modificadoras do curso da doença, muitas delas imunossupressoras.

Mas claro que este é um processo personalizado e ajustado de acordo com a resposta de cada paciente. Por isso, é fundamental que ele seja acompanhado por médicos especialistas em reumatologia e ortopedia que, em conjunto, trabalharão para reduzir as crises de dor e conter a evolução da doença.

Já quando se trata do condicionamento físico, os exercícios que vamos apresentar no próximo tópico são recomendados para todos os reumáticos!

Exercícios físicos para quem tem artrite reumatoide

Ao praticá-los regularmente, as tarefas do dia a dia podem deixar de ser um problema. Mas já adiantamos: é preciso determinação e constância!

Alongamentos

Eles entram na categoria de exercícios mais suaves, mas que promovem incremento da força e estabilidade muscular além do aumento da flexibilidade. A recomendação é que eles sejam executados de duas a três vezes por semana. Ex: aulas de ioga!

Exercícios de força e resistência

Eles auxiliam no fortalecimento dos músculos, protegendo as articulações e reduzindo a carga sobre elas. Ao mesmo tempo que exige controle estrito de um técnico especializado, também requer supervisão e indicação médica adequada.

O ideal é que cada grupo muscular principal seja treinado, moderadamente, de duas a três vezes por semana. Ex: levantamento de peso e exercícios funcionais.

Atividades aeróbicas

São os exercícios que usam os músculos do corpo de modo repetitivo e rítmico. Além de melhorarem as funções cardíacas também são fundamentais para o pulmão e função muscular. Os aeróbicos são o tipo de exercícios que apresenta maiores benefícios para o controle do peso, humor e saúde em geral. Dessa forma, recomenda-se que sejam executados de forma moderada (30 minutos), cinco vezes na semana. Ex: caminhada, natação, bicicleta e dança.

Dicas que vão te ajudar a seguir um plano de exercícios

  • Tenha um educador físico/fisioterapeuta ao seu lado para criar uma rotina de exercícios adaptada às suas necessidades específicas;
  • Faça um planejamento com datas e horários dos seus treinos. Afinal, fica muito mais fácil seguir a rotina quando você já sabe o que deve fazer no dia seguinte;
  • Não se atenha a uma forma única de exercício. Alongue-se, foque na postura e amplie seus movimentos;
  • Respeite seu limite e não faça movimentos que piorem a dor já existente da artrite reumatoide;
  • Não estabeleça metas inalcançáveis. Comece devagar e se dedique, pois tudo isso faz parte do processo!

Tratamento de artrite reumatoide é na Centra! Agende sua consulta

Dentre tantas doenças que tratamos aqui, na Centra Infusão, a artrite reumatoide é uma delas. Então, se precisar agendar uma consulta, fale conosco. Será um prazer cuidar de você e da sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?