Outubro Rosa: A importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama

O Outubro Rosa, é uma data comemorada anualmente desde os anos 90, para destacar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais afeta mulheres no Brasil e no mundo. Ainda estima-se que surjam 66.280 novos casos até o final de 2022. 

Por isso, ressalta a importância do diagnóstico precoce, para aumentar as chances de cura e assim promover uma vida mais saudável. 

Como surgiu o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. No Brasil os primeiros sinais da campanha surgiram em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Apenas em 2008, que realmente ganhou força e surgiram campanhas em favor desse movimento tão importante para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama, surgindo células anormais que continuam se reproduzindo, às vezes até de forma mais rápida, formando tumores. 

O tumor de mama é dividido em dois tipos: o benigno e o maligno. O benigno pode crescer lentamente e não é capaz de invadir outros tipos de tecidos e órgãos. Já o termo câncer de mama é para referir-se quando um tumor maligno se desenvolve a partir das células da mama podendo, inclusive, invadir órgãos vizinhos.

O que causa o câncer de mama? 

O câncer de mama não tem uma causa única, o simples fato da mulher envelhecer e o acúmulo de exposições ao longo da vida, além das próprias alterações biológicas trazidas pelo envelhecimento aumentam o risco da doença. 

De acordo com pesquisadores, há muitos fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença, como agentes ambientais, comportamentais, histórico produtivo, hormonal, genéticos e hereditários.

Quais são os principais sintomas?

Os sinais de alerta incluem:

  • Secreções no mamilo;
  • Nódulos na região da mama;
  • Vermelhidão, feridas e coceiras;
  • Mudanças na forma ou textura da mama.

Diagnóstico precoce do câncer de mama 

Uma técnica de prevenção usada nos estágios iniciais do câncer de mama é o autoexame. Mas é importante salientar que ele não deve substituir um exame com um profissional.

Os exames utilizados são a mamografia e o ultrassom, para detectar alterações nas mamas, já a biópsia é a que vai dar o diagnóstico exato. 

A mamografia é um exame de rotina em mulheres sem sintomas de câncer de mama, recomendado para mulheres na faixa etária dos 50 anos. 

Como é feito o tratamento?

O tratamento depende da fase do câncer e pode ser feito com quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Ainda, se a doença é diagnosticada logo no início, o tratamento tem maior potencial de cura. 

Como prevenir? 

Para prevenir é necessário ter uma boa alimentação e atividade física, pois segundo o Ministério da Saúde, isso reduz em até 28% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.

Além disso, é fundamental consultar um profissional da saúde para realizar exames periodicamente e prevenir a doença.

Você entendeu a importância?

Destacamos a importância do diagnóstico e tratamento precoce para o câncer de mama e te demos algumas dicas de como se prevenir, mas nada substitui a visita regular a um profissional para realizar os exames de rotina. 

A Centra Infusão conta com uma equipe altamente qualificada para cuidar da saúde do seu corpo. Entre em contato conosco e agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?